TUMA HOMENAGEIA TIRADENTES, PATRONO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR
Ao prestar hoje (dia 7) homenagem a Tiradentes, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) lembrou que há meio século, por decreto do presidente Eurico Gaspar Dutra, a data da morte do herói, 21 de abril, foi instituída como "Dia das Polícias Civil e Militar", que passaram a ter o mártir da Inconfidência Mineira como seu patrono, explicou.
- Tiradentes é o patrono das polícias civis e militares brasileiras porque ele foi alferes de cavalaria das tropas pagas de Minas Gerais. Integrava, portanto, uma milícia que se situa nas origens de nossas forças policiais - acrescentou Tuma. Nas várias comemorações realizadas no país, os policiais também homenagearam seus companheiros mortos no combate à criminalidade, registrou.
Romeu Tuma também anunciou que, após a promulgação da reforma administrativa, apresentará proposta de emenda constitucional destinada a estabelecer um regime constitucional próprio para os delegados de polícia de carreira. A matéria, segundo disse, já foi objeto de ampla discussão na CCJ, por ocasião da apreciação do regime constitucional para os militares, "resultando em compromisso firmado pelas lideranças do governo e demais membros daquela comissão".
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB), em aparte, associou-se à homenagem dizendo que todos os brasileiros devem sua gratidão aos policiais civis e militares. Por salários irrisórios, afirmou, eles arriscam suas vidas contra criminosos cada vez mais bem armados.
07/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Polícias Militar e Civil unidas na capacitação dos profissionais
Polícias Civil e Militar recebem novas viaturas
Polícias Civil e Militar garantem segurança na Fórmula 1
Demostenes defende unificação das polícias civil e militar
BOAVENTURA DEFENDE REFORMULAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR
ARRUDA ELOGIA ATUAÇÃO DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR DO DF