Tuma lembra os 50 anos da Mackenzie
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) homenageou o transcurso do cinqüentenário da Universidade Presbiteriana Mackenzie no Brasil que, observou, ao formar gerações de jovens cidadãos competentes para entrar num mercado cada dia mais competitivo, tornou-se uma referência paulista e nacional.
Segundo Tuma, a universidade foi formada pela reunião de diversos cursos superiores, nascidos isolados e tendo a Escola de Engenharia como precursora. Como há 50 anos, a universidade brasileira vê-se, hoje, diante do desafio de alcançar um patamar de qualidade em sua produção científica, ao mesmo tempo inovador e competitivo, acrescentou o senador.
Tuma lembrou que os dedicados missionários da Universidade Presbiteriana Mackenzie vieram para o Brasil em 1871 e inovaram a educação no país ao colocar, numa mesma sala de aula, meninos e meninas de diferentes etnias e religiões e ao abolir os castigos físicos, prática comum nas escolas da época. Suas atitudes baseavam-se na crença presbiteriana de que, para Deus, não existem diferenças entre os seres humanos e o preconceito não encontra lugar na religião.
Somente em 1952, o então presidente Getúlio Vargas premiou a dedicação pedagógica dos missionários, disse Tuma, autorizando a formação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, hoje um complexo educacional situado no coração da cidade de São Paulo, reunindo 28 mil alunos em onze faculdades e diversos cursos de Pós-Graduação, Mestrados e Especialização.
19/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
TUMA LEMBRA 75 ANOS DE INSTALAÇÃO DA GM NO BRASIL
Tuma lembra os 28 anos da presença da mulher na Marinha
Evento: Secretário fala de transportes metropolitanos nos 110 anos do Mackenzie
Tuma lembra Dia do Exército
Tuma lembra dia comemorativo da Marinha
Tuma lembra elevados custos de uma guerra