Tuma pede que discussão do plano de carreira dos militares e elogia ampliação do Calha Norte



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) apelou ao governo e ao Congresso Nacional para que seja discutida e votada a Medida Provisória n° 2.215/10, de 2001, que trata do plano de carreira dos militares. A MP já foi reeditada 10 vezes e nunca foi sequer debatida pelos parlamentares.

- Tenho recebido dezenas de e-mails, cartas e fax de militares em estado de quase desespero, em angústia profunda, com salários e soldos defasados, e por isso lanço esse apelo - disse o senador.

Tuma lembrou que, por não ter sido votada, a MP em questão tem sido sucessivamente reeditada, e seus efeitos estão prevalecendo.

- Os militares estão indefesos, porque greve para eles é uma palavra até ofensiva, já que se formaram sob rígidos padrões de hierarquia e disciplina.

O senador elogiou o governo pela decisão de ampliar o Projeto Calha Norte, que abrange atualmente 74 municípios, sendo 7,4 mil quilômetros na faixa de fronteira amazônica, e quatro estados - Roraima, Amazonas, Amapá e Pará. Uma área habitada por 2,7 milhões de brasileiros e com extensão que atinge 17% do território nacional. O governo federal anunciou a intenção de ampliar o Calha Norte para 151 municípios, com 11 mil quilômetros de fronteiras.

O Calha Norte foi criado em 1985 pelo governo federal, a fim de aumentar a presença do poder público na região ao norte do rio Solimões/Amazonas, cuidar da segurança da fronteira norte do país e prestar melhor assistência à população local. De 1985 até o ano passado, já foram gastos US$ 192 milhões no Projeto Calha Norte. Com esse dinheiro, de acordo com Tuma, foi construído o Porto de Camanaus, em São Gabriel da Cachoeira (AM), foi implantada uma central hidrelétrica em Pari-Cachoeira (AM), garantiu-se a manutenção de aeroportos e pistas de pouso na linha de fronteira com a Colômbia e a Venezuela e construíram-se as BRs 156 e 307, além de dezenas de centros de saúde e centenas de salas de aula.



18/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


TUMA PEDE PLANO DE CARREIRA PARA PESSOAL DE APOIO DA POLÍCIA FEDERAL

Romeu Tuma diz que Programa Calha Norte pode garantir presença brasileira na Amazônia

Policiais militares terão novo plano de carreira

Mozarildo elogia ações do governo federal para reativar o programa Calha Norte

Alckmin fala sobre plano de carreira para os policiais militares

Discussão sobre plano de carreira do Senado é adiada