Tuma: Polícia Federal pode avisar sobre diligências em outro Poder



O Corregedor do Senado, senador Romeu Tuma (PFL-SP), afirmou, nesta quarta-feira (13), que é de praxe a Polícia Federal comunicar previamente ao presidente de outro Poder sobre realização de diligências. Na opinião de Tuma, o presidente do Senado, Renan Calheiros, ao informar o diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, sobre a vinda da Polícia Federal, para que este providenciasse o acesso dos policiais às dependências da Casa, não agiu com a intenção de ocultar dados durante a operação de busca e apreensão.

VEJA MAIS

- Tenho a certeza de que o presidente não agiu de má-fé, para ocultar alguma coisa. Essa investigação já era do conhecimento desta Casa há mais tempo. Não foi na diligência que se tomou conhecimento disso - salientou o corregedor.

Tuma informou que o chefe do Poder Legislativo foi avisado de que ocorreria uma diligência em alguns setores do Senado, a pedido do Ministério Público e com autorização judicial. E, acrescentou, o delegado que realizou a diligência, acompanhado por membros da segurança da Casa, fez as apreensões que considerou necessárias.

- Avisar que será feita diligência é uma prática eticamente correta porque diz respeito a outro Poder. O presidente é que deve ter a dimensão de como deve se comportar diante do fato apresentado a ele - observou.

Tuma informou ainda que a operação é destinada a investigar empresas terceirizadas que atuam no Senado, a fim de verificar uma possível responsabilidade de servidor em eventuais vantagens que essas empresas poderiam estar recebendo. Para evitar que problemas como esse se repitam, o corregedor defende que o ingresso no serviço público seja feito apenas por concurso público.

- Terceirização tem de acabar: o concurso público é o melhor caminho para exigir responsabilidade do funcionário público - argumentou.

Senado vai representar contra procurador que apontou suposto vazamento de informações da PF 



13/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma pede investigação da Polícia Federal sobre apagão

Tuma defende poder de polícia às guardas municipais

Romeu Tuma quer incluir PEC que dá poder de polícia às guardas municipais na pauta de julho

Mais poder à Polícia Federal

Tuma recebe delegados da Polícia Federal

Tuma presta homenagem à Polícia Federal