Tuma propõe definição das profissões de nível superior da área de Saúde



Tramita na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de lei que define as ocupações e profissões de nível superior que integram a área de Saúde. Segundo o autor da matéria, senador Romeu Tuma (PTB-SP), o termo "Profissionais de Saúde" não é delimitado no Brasil. E não há, segundo o autor da proposição, uma legislação federal para explicitar as ocupações e profissões que integram a área de saúde.

O projeto (PLS 308/08) considera que as seguintes ocupações e profissões de nível superior são da área de saúde: Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Veterinária, Química, Serviço Social, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Biologia, Biomedicina, Fonoaudiologia e Educação Física.

Romeu Tuma, na justificação de sua matéria, lembra que uma das primeiras tentativas de regulamentação do setor de saúde foi promovida pelo Ministério da Saúde.Mas ele interpreta que a medida foi feita de forma "desconexa e com vários casuísmos".

"Os grupos profissionais de maior prestígio, econômico e político, inclusive com vários representantes no Congresso Nacional, conseguiram se sobrepor aos demais [na ocasião], de modo que as áreas de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Odontologia organizaram os seus respectivos setores. No entanto, não há uma legislação federal que explicite quais ocupações e profissões integram realmente a área de Saúde", observa o senador.

Em relação à regulamentação da ocupação de nível elementar e médio, a proposta de Tuma deixa a cargo do Conselho Federal da respectiva área a unificação da matéria.

O projeto de lei aguarda recebimento de emendas na CAS, onde será votado em decisão terminativa.



18/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


RELATOR PROPÕE ALTERAÇÕES EM MP SOBRE FINANCIAMENTO PARA NÍVEL SUPERIOR

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz recebe Feira de Profissões da USP

Ivo Cassol propõe fim do intermediário nas compras da área da saúde

Aeronáutica vai abrir vagas de nível superior

Tião Viana propõe aumento gradativo de gastos com área de saúde

Exame avalia qualidade dos cursos de nível superior