Tuma quer garantir princípio da inamovibilidade a delegados de polícia



Proposta de emenda à Constituição (PEC 18/04) que estende a garantia da inamovibilidade para delegados de polícia, de autoria do senador Romeu Tuma (PFL-SP), aguarda deliberação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A matéria obteve parecer favorável do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e está pronta para ser incluída na pauta de votações da comissão.

O princípio da inamovibilidade é prerrogativa de magistrados e de algumas categorias de funcionários públicos, que têm o direito de não serem removidos dos cargos, salvo a seu pedido, ou por motivo de interesse público, mediante formalidades rigorosas.

Tuma afirma na justificação da proposta que a prerrogativa constitucional da inamovibilidade beneficia juízes, membros do Ministério Público, ministros do Tribunal de Contas da União (TCU), auditores da União e conselheiros dos tribunais de contas dos estados e municípios. Os delegados de polícia não têm essa prerrogativa, que o senador pretende assegurar.

"Se assim se deu com essa gama de categorias funcionais, por que não dizer o mesmo quanto aos delegados de polícia?", questiona Tuma, ressaltando ainda que os delegados de polícia são vítimas de perseguições políticas e freqüentemente removidos dos seus cargos por grupos políticos que discordam da sua atuação nas comunidades, principalmente no interior.



13/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma apóia reivindicação de delegados de polícia

Tuma recebe delegados da Polícia Federal

Taques quer debater projeto de autonomia para delegados de polícia

TUMA QUER RESTAURAR CONFIANÇA NA POLICIA E NAS AUTORIDADES

Romeu Tuma quer incluir PEC que dá poder de polícia às guardas municipais na pauta de julho

TUMA LAMENTA A MORTE DE DOIS DELEGADOS DE SÃO PAULO