TUMA QUER RESTAURAR CONFIANÇA NA POLICIA E NAS AUTORIDADES



Ao fazer um longo relatório sobre as ramificações do narcotráfico entre policiais, autoridades do Judiciário e parlamentares que estão sendo desnudadas pela CPI do Narcotráfico da Câmara dos Deputados, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) conclamou governo e sociedade a trabalharem para devolver a confiança da população nas atividades policiais, nos parlamentos e na Justiça, afastando os corruptos e prestigiando os bons, aqueles vocacionados para a função pública.
O senador informou que os Estados Unidos vão aplicar US$ 2 bilhões numa campanha antidroga na mídia, durante os próximos cinco anos. O governo americano, disse o senador, entendeu que precisa usar toda a força dos meios de comunicação para acelerar entre os jovens a mudança de comportamento em relação às drogas. Essa mudança, observou, está resultando na queda de consumo e na redução do número de mortes.
- O Brasil precisa, para enfrentar esse flagelo universal, fazer mais do que criar novas leis para tipificar melhor crimes já tipificados e manter um programa de proteção a testemunhas com muita conversa e quase nenhuma ação, especialmente num estado de coisas em que cada dia se inventam mais benefícios e válvulas de escape legais para criminosos e suas organizações - enfatizou.
Tuma elogiou o trabalho da CPI do Narcotráfico que, segundo ele, comprovou haver no país lideranças íntegras e destemidas. "Eles estão fazendo um trabalho estafante cujo recompensa é desnudar os barões da droga, os financiadores, coordenadores e abastecedores do mercado consumidor nacional e que fazem a ponte entre os cartéis internacionais, nas rotas de narcotráfico através do Brasil".
Ao finalizar seu pronunciamento, Tuma afirmou que "a conseqüência da devassidão que grassa no setor público em muitos estados, onde até parlamentares e autoridades do Executivo e Judiciário foram alcançados pelas acusações de envolvimento com o crime organizado, precisa ser a extirpação urgente dessas "frutas podres" antes que façam apodrecer a cesta toda, antes que o Brasil fique na mesma posição aflitiva de alguns países limítrofes, envolvidos em verdadeiras guerras internas alimentadas pelos bilhões de dólares do narcotráfico".

30/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


TUMA TEM CONFIANÇA NO FUTURO DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO

PARA SUASSUNA, É PRECISO RESTAURAR A CONFIANÇA DE TODOS NO PAÍS

Alvaro Dias pede instalação de CPIs para restaurar confiança no governo e apurar corrupção

Tuma quer garantir princípio da inamovibilidade a delegados de polícia

Romeu Tuma quer incluir PEC que dá poder de polícia às guardas municipais na pauta de julho

Senadores reafirmam confiança em Romeu Tuma