LUCENA QUER SABER POR QUE MEC DEU EXCLUSIVIDADE À IBM



O senador Humberto Lucena (PMDB-PB) apresentou hoje (dia 14) requerimento à Mesa, destinado ao ministro da Educação, Paulo Renato Souza, pedindo explicações sobre a decisão do ministério de comprar, com exclusividade, 100 mil computadores IBM PC/Pentium, dentro do seu programa de informatização de escolas públicas.

Ele questiona ainda o ministro sobre as razões da dispensa de licitação públicapara compra dos computadores. Em carta que recebeu do estudante de Ciência da Computação Luiz André Mendonça Pimenta, de Belo Horizonte, esse afirma que o Ministério da Educação optou pelos IBM PC/Pentium "excluindo deliberadamente plataformas com maior uso em educação no mundo, como Apple Macintosh, que detêm maioria no mercado norte-americano e europeu".

A carta do estudante mineiro integra a justificação do requerimento de Humberto Lucena. Nela, o universitárioinforma que as mesmas questões foram levantadas, via Internet, por outras pessoas. O Ministério da Educação colocou mensagem do presidente Fernando Henrique Cardoso no mailing-list do ministério, ponderando que o governo e a IBM têm trabalhado juntos há tempos, "formando uma parceria". Conforme o presidente, a IBM apoiou o governo na informatizaçãoda Receita Federal, apoio que foi negado pela Macintosh".

O estudante sustenta que está em jogo "não a exclusão da Apple, mas sim a independência do Estado e a liberdade de escolha dos cidadãos". O universitário sugere que o Congresso investigue esse acordo do governo com a multinacional de computação.

14/07/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer que Manaus tenha exclusividade nos incentivos para produção de TV digital

Encontro internacional promove diálogo entre saber tradicional e saber científico

Virgílio quer saber por que superintendente da PF se demitiu

JADER QUER SABER POR QUE O BB ESTÁ COM OS TÍTULOS DE SÃO PAULO

Suassuna quer saber qual versão de ACM é a verdadeira

TUMA QUER SABER SE O HELICÓPTERO BELL 407 É SEGURO