Turismo apoia destinos de produção de flores



O município de Cunha (SP), uma estância climática localizada entre o Vale do Paraíba e o litoral, a 45 km de Paraty (RJ), agora vem se destacando com as plantações de lavanda, semelhante às cultivadas no sudeste da França. A cidade recebeu R$ 292 mil do Ministério do Turismo para a revitalização do Balneário Pimenta, além da pavimentação e urbanização do acesso à Capela Boa Vista.

O município é uma Estância Climática que se caracteriza pelo clima ameno, com montanhas e cachoeiras, além de inúmeros esportes de aventura. Com temperaturas mais altas durante o dia e mais agradáveis à noite, Cunha possui também a maior reserva de Mata Atlântica do País. Seu solo árido oferece condições ideais para plantas agrestes.

Com tonalidades entre o azul e o violeta, a lavanda produz um óleo com propriedades terapêuticas, além de iguarias gastronômicas que já atraem turistas para a região, a maior parte deles interessados em fragrâncias para ambiente, sabonetes, buquês e outros produtos. Cunha possui um lavandario privado, de visitação gratuita, aberto ao público desde dezembro de 2013, localizado na estrada Cunha-Parati, na RJ-165.

A proprietária do local, Maria Fernanda Luis, afirma que comprou o terreno em 2008 e iniciou a plantação de lavanda apenas com algumas mudas para testar se a espécie se adaptava bem ao clima e ao terreno. “Hoje já são 14 mil pés e abrimos o espaço para visitação”. Do terreno do lavandario é possível ver a capela Boa Vista, que data de 1724 e foi a primeira a ser erguida no município.
Cunha faz parte da Estrada Real, um roteiro de 1.600 km criado por portugueses para transportar o ouro e diamantes de Minas Gerais (Ouro Preto) até Paraty (RJ), de onde seguia para Portugal. O caminho tornou-se uma rota turística e hoje pode ser percorrido por turistas a pé, de bicicleta ou de carro. O caminho passa por 86 cidades entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A estrada real é dividia em quatro caminhos: caminho dos diamantes (de Ouro Preto a Diamantina), caminho velho (de Ouro Preto a Paraty), caminho novo (de Ouro Preto a Porto Estrela) e caminho do Sabarabuçu (de Glaura a Cocais).
O maior destaque brasileiro de turismo em decorrência da produção de flores é Holambra, que fica na região metropolitana de Campinas (SP), conhecida como a cidade das flores. O município recebeu R$ 95 mil do MTur para a revitalização da praça dos Cravos. A cidade destaca-se pela produção de tulipas, espécie também bastante comum na Holanda.

Clique aqui e ouça declaração do ministro do Turismo, Gastão Vieira, sobre a importância do setor para a geração de emprego e renda.

Acesso ao Lavandario - Estrada Cunha-Paraty SP 171, km 54,7 - Cunha, SP. A 8 km do centro de Cunha e a 37 km da entrada do Centro Histórico de Paraty. A estrada atualmente está em obras no trecho da serra, para a implantação de uma estrada-parque. A previsão para a conclusão das obras é final de 2014.
Saiba mais em: http://www.cunha.sp.gov.br/ e http://www.lavandario.com.br/

Fonte:
Ministério do Turismo



27/01/2014 17:07


Artigos Relacionados


Circuito das Flores e Frutas é novo roteiro da Secretaria de Turismo

Destinos do Sudeste avançam em competitividade no turismo

Ações de turismo promovem os destinos brasileiros em Portugal

Alckmin destaca importância da produção de flores para o Estado

Embratur apresenta destinos brasileiros à profissionais de turismo da Alemanha

Ministério do Turismo divulga destinos pelas redes sociais