TV Senado apresenta na ABL programa sobre vida de acadêmicos brasileiros




Sarney (C): trajetória até o reconhecimento é tema do terceiro programa da série

A TV Senado promoveu nesta quinta-feira (11), na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, a apresentação do programa Histórias de Acadêmicos, que narra a trajetória literária e intelectual de membros da instituição em episódios mensais com uma hora de duração.

Durante o lançamento, foi exibido trailer da série, que já teve seis episódios produzidos e veiculados pela TV Senado. Houve ainda a entrega aos acadêmicos de uma caixa contendo os seis primeiros programas, presentes na grade de programação da emissora desde junho de 2012.

Para a acadêmica Nélida Pinon, a iniciativa da TV Senado traz aos brasileiros um pouco da obra e da história dos acadêmicos que pertencem a um mundo muitas vezes desconhecido do público.

Para o senador e acadêmico José Sarney, a iniciativa é importante porque revela ao público a vida e obra dos integrantes da ABL.

Bem humorado, o escritor João Ubaldo Ribeiro, a ser retratado na série, disse esperar que a história de cada autor leve o público a rir mais do que chorar.

Lançamento

A estréia da série ocorreu com o programa Cleonice Berardinelli – Uma ponte sobre o Atlântico, que abordou a obra e a vida da professora e acadêmica. O segundo episódio, Antônio Carlos Secchin – A transgressão formal, abordou a obra do poeta, ensaísta e crítico. No terceiro episódio, José Sarney – O imaginário da história, o poeta e prosador maranhense discorreu sobre sua formação intelectual a partir da influência do pai, o promotor público Sarney de Araújo Costa, até a aceitação de sua obra em vários países, como a França e os Estados Unidos.

Em 2012, foram exibidos ainda os programas Carlos Nejar – Uma ventania no pampaNélida Piñon – Sensibilidade feita palavra, e Carlos Heitor Cony – Diários da memória. A caixa com os seis primeiros programas foi distribuída pelo Senado a bibliotecas e outras instituições dedicadas ao estudo da literatura brasileira.

O primeiro programa de 2013, Lêdo Ivo – Canções de farol e maresia, dedicado ao poeta alagoano falecido em dezembro de 2012, foi exibido em 10 de fevereiro. No mês seguinte estreou o programa Eduardo Portella – Sonhos de um tempo brasileiro. No próximo domingo (14), a TV Senado exibirá o episódio Ivan Junqueira – A solaridade do fim. E, em agosto, a emissora transmitirá o programa dedicado ao escritor Ariano Suassuna.

O programa Histórias de Acadêmicos tem direção de Maurício Melo, finalização de Sílvio Roberto Schimitt de Souza e produção de Janine Russczyk.



11/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa da Rádio Senado fala sobre a vida sexual das pessoas com deficiência

TV Senado apresenta programa sobre dislexia

TV Senado apresenta programa sobre a saúde da mulher

TV Senado apresenta programa especial sobre Stanislavski

Rádio Senado apresenta programa sobre Nelson Mandela

TV Senado apresenta neste sábado programa sobre manifestações de rua