TV Senado homenageia Villa-Lobos



O cinquentenário de morte do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos será lembrado pela TV Senado neste fim de semana com a exibição do documentário De Batutas e Batucadas. O filme parte de um episódio particular da vida de Villa-Lobos: o encontro inusitado de nomes da música erudita e da cultura popular brasileira, a bordo de um navio ancorado no porto do Rio de Janeiro em 1940 - à época um cenário de guerra.

O fato retrata a personalidade artística do maestro no processo de construção de uma identidade nacional. Heitor Villa-Lobos (1887-1959) é considerado o artista brasileiro de maior projeção no exterior e é o maior representante da música erudita brasileira de todos os tempos, mesmo 50 anos após a sua morte. O especial vai ao ar neste sábado (28), às 20h30, e no domingo (29), às 13h30 e às 21h.

Já o programa Inclusão vai mostrar a importância do desenvolvimento da fala da criança como meio de expressão de sentimentos e necessidades. Especialistas, cientistas, pedagogos, assistentes sociais e psicólogos foram ouvidos sobre o assunto pela equipe do Inclusão, durante a 2ª Semana de Valorização da Criança, Cultura e Paz, realizada em outubro deste ano no Senado. O programa vai ao ar no sábado, às 11h30 e às 22h30, e no domingo, às 9h e às 17h.

As pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco são as convidadas do programa Espaço Cultural. Elas apresentam o trabalho Duo GisBranco, em que exploram ao máximo a sonoridade do piano, com uma linguagem singular e pessoal. Gismonti e Castelo Branco unem o interesse por ritmos brasileiros, latinos e jazz à formação acadêmica sólida e abrangente em piano. Integrantes de uma nova geração de artistas no cenário instrumental brasileiro, as pianistas foram selecionadas pelo projeto Rumos Música, do Instituto Itaú Cultural, em 2008. A apresentação, gravada na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, vai ao ar no sábado, às 14h30, e no domingo, às 0h e às 14h30.

A TV Senado pode ser sintonizada nos canais UHF 36, no Gama (DF); 40, em João Pessoa (PB); 43, em Fortaleza (CE); 51, em Brasília (DF); 52, em Natal (RN); 53, em Salvador (BA); 55, em Recife (PE); e 57, em Manaus (AM); pelos canais de assinatura 7, da Net Brasília; 17, da Tecsat; 118, da Sky; e 217, da DirecTV; ou ainda ser acompanhada ao vivo pelo site www.senado.gov.br/tv.



27/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cultura Livre homenageia SP com shows no Parque Villa-Lobos neste sábado

Espaço Villa Ambiental retoma atividades nesta sexta no Parque Villa-Lobos

Rádio Senado lembra cinqüentenário de morte de Villa-Lobos

Coral do Senado homenageou Villa-Lobos e Luiz Gonzaga

Osusp apresenta Festival Villa-Lobos

Festival Villa-Lobos começa sexta (8) no Rio de Janeiro