Rádio Senado lembra cinqüentenário de morte de Villa-Lobos



Considerado um dos maiores músicos do século 20, Heitor Villa-Lobos foi reconhecido por unir elementos populares à música erudita, inspirando-se em manifestações folclóricas e nos sons da natureza. Esse revolucionário da música, que faleceu há 50 anos, em 17 de novembro, é homenageado em uma série de programas especiais que a Rádio Senado apresenta.

A reportagem especial 50 anos sem Villa-Lobos relembra fatos importantes da trajetória artística do maestro. O especial registra depoimentos de músicos, como Edino Krieger e Turíbio Santos, e de pesquisadores como Sérgio Cabral, Hermano Vianna, Ricardo Cravo Albin e Hermínio Bello de Carvalho. A reportagem vai ao ar nesta sexta-feira (20), às 18h.

O violonista Turíbio Santos é convidado também do programa Escala Brasileira, no sábado, às 20h. O músico, um dos maiores nomes do violão erudito brasileiro, foi pioneiro na divulgação da obra de Villa-Lobos no exterior. Turíbio fez a primeira gravação dos 12 Estudos, aos 19 anos de idade.

Também em homenagem ao maestro brasileiro, o Cine Musical aborda o filme Villa-Lobos, uma vida de paixão. A trilha sonora do filme inclui as músicas Bachianas nº 5, Melodia Sentimental, O Trenzinho do Caipira e O Canto do Pajé, todas de autoria de Villa-Lobos. O programa vai ao ar no sábado às 14h.

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado em 91,7 FM, e os de Natal (RN), em 106,9 FM. Em Cuiabá (MT), pode ser sintonizada, em caráter experimental, em 102,5 FM. Na internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio.



20/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado lembra cinquentenário do fusca no Brasil

Rádio Senado lembra os 30 anos da morte de Juscelino Kubitschek

Espaço Villa Ambiental retoma atividades nesta sexta no Parque Villa-Lobos

TV Senado homenageia Villa-Lobos

Coral do Senado homenageou Villa-Lobos e Luiz Gonzaga

TV SENADO LEMBRA CINQÜENTENÁRIO DOS DIREITOS HUMANOS