TV Senado mostra ações dos produtores rurais para preservação das nascentes
O programa Ecosenado mostra neste domingo como as comunidades rurais estão fazendo parcerias com instituições do governo para executar programas de uso sustentável da água. A reportagem "Produtores de água", que será apresentada neste domingo (2), registra projetos que agricultores do Espírito Santo e do Distrito Federal estão desenvolvendo para preservar suas nascentes de água, apoiados pela Agência Nacional de Águas (ANA).
O Ecosenado também aborda iniciativas legislativas destinadas a preservar a qualidade e a quantidade das águas no país. No Senado, por exemplo, tramita projeto que tem por objetivo incentivar os produtores a adotar técnicas consideradas corretas do ponto de vista ambiental para preservar os mananciais. O projeto prevê compensações aos agricultores que conservarem estradas vicinais, usarem o solo de forma sustentável ou fizerem reflorestamentos.
Os poderes do Banco Central
Já o programa Agenda Econômica da TV Senado apresenta neste fim de semana entrevista com o economista Dércio Garcia Munhoz. Ele afirma, na entrevista, que o Banco Central não pode ter poder absoluto em decisões econômicas que possam vir a alterar profundamente a capacidade de crescimento do país, os níveis de consumo e de emprego e a dívida pública.
O economista, que é professor da Universidade de Brasília (UnB), lembra que até mesmo o Federal Reserve (Banco Central norte-americano) é mais flexível que o Banco Central do Brasil, porque tem, até legalmente, que respeitar as necessidades de crescimento econômico e de geração de empregos. "No nosso país, o Banco Central situa-se acima dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Figura acima de todos os poderes, fazendo o que bem entende", ressalta. O programa será apresentado no sábado (dia 1º) às 16h30 e às 21h30. No domingo, às 2h30, às 11h30 e às 22h.
Música de câmara
Já o programa Espaço Cultural apresentará o Quinteto Villa-Lobos em show gravado no Clube de Choro de Brasília. Fundado em 1962, no Rio de Janeiro, o quinteto desenvolve um trabalho de permanente divulgação da música de câmara brasileira, incluindo interpretações de composições como chorinho e outros ritmos. Como resultado disso, a proposta do grupo dá prosseguimento a iniciativas conhecidas como as de Villa-Lobos e Radamés Gnattali, de valorização de obras de autores populares, que recebem uma "roupagem" erudita e ampliam o repertório musical brasileiro.
Formado por Antônio Carlos Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sérgio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote), o Quinteto Villa-Lobos já recebeu prêmios como o melhor grupo em sua categoria, a música de câmara. Em quatro décadas de atuação, o trabalho do quinteto é reconhecido em concertos pelo Brasil e no exterior, encontros musicais e festivais, como os de inverno que ocorrem em Campos do Jordão, Curitiba e Londrina. O Espaço Cultural será apresentado no sábado (1º) às 14h30 e, no domingo, às 00h e às 14h30.
Domício Proença Filho no Leituras
Quais os caminhos da nova poesia brasileira? No programa Leituras, o escritor Domício Proença Filho, poeta e ensaísta, membro da Academia Brasileira de Letras, analisa os rumos da literatura e faz um retrospecto dos movimentos de vanguarda dos anos de 1960. Ele explica que os poetas hoje não se agrupam mais em torno de um ideário, de uma estética, mas sim com objetivo de facilitar uma divulgação coletiva de trabalhos individuais.
Doutor em Letras e pesquisador da língua portuguesa, Domício Proença Filho também fala sobre as razões que levaram à Reforma Ortográfica de 2009, elaborada para unificar a grafia das palavras dos países que adotam a língua portuguesa. O programa Leituras irá ao ar no domingo (2), às 4h, 8h e 20h30.
Você pode assistir a TV Senado na sua TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de sua TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição visite o site (www.senado.gov.br) na internet.
30/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Exposição mostra ações de órgãos públicos para preservação do meio ambiente
Ana Amélia cobra ações imediatas para diminuir conflitos entre índios e produtores rurais
Moka relata problemas dos produtores rurais do MS com as chuvas e anuncia ações governamentais
Integrantes das Casas da Amizade protestam pela preservação das nascentes
Senado aprova criação de Bolsa Verde para ações de preservação do meio ambiente
SENADO VOTA NA QUARTA PRESCRIÇÃO DE AÇÕES RURAIS