TV Senado revela o lado poético de Lauro Campos
Defensor do socialismo, crítico das injustiças sociais, do pagamento dos juros da dívida e do sistema capitalista - a quem acusava de promover guerras para manter a economia dos países ricos -, o professor Lauro Campos, senador de 1995 a 2002 pelo Distrito Federal, dedicou parte de seu tempo a escrever poesia e a soltar pipas. Isso é o que revela o programa Grandes Personagens, que a TV Senado apresenta neste final de semana - no sábado, 14 de maio, às 21h, e no domingo, às 12h30.
Dirigido pelo jornalista Edson Luiz de Almeida, o documentário de 14 minutos, fruto de entrevistas e pesquisas nos arquivos da TV Senado sobre a atuação do senador petista que depois se transferiu para o PDT, destaca vários depoimentos. Entre eles, do presidente do Senado, José Sarney, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dos senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Simon (PMDB-RS) e Eduardo Suplicy (PT-SP), da ex-senadora alagoana Heloísa Helena (petista que se transferiu para o PSOL), do professor Carlos Lima, do jornalista Beto Almeida e de dona Oraida, Carlos e Isabela Campos (esposa e filhos do ex-senador, falecido em 2003).
"Um homem com quem convivi durante 50 anos e nunca vi falar uma mentira", lembra dona Oraida, para quem a maior preocupação de Lauro Campos era manter sua integridade e sua coerência, qualidades que também são destacadas pelos demais depoimentos.
O documentário resgata diversos momentos importantes da atuação de Lauro Campos no Plenário, nas comissões do Senado e em entrevistas, onde o então senador sempre se posicionou de forma veemente contra a política neoliberal. A surpresa final do documentário fica por conta da apresentação de um poema de Lauro Campos.
13/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lauro Campos culpa FHC pela crise do Senado
Lauro Campos culpa FHC pela crise no Senado
LAURO CAMPOS ANALISA DESEMPREGO EM ENTREVISTA À TV SENADO
LAURO CAMPOS COMENTA PLEBISCITO DA DÍVIDA EM ENTREVISTA À TV SENADO
LAURO CAMPOS FALA SOBRE SALÁRIO MÍNIMO NA TV SENADO
LAURO CAMPOS E SEBASTIÃO ROCHA DEBATEM SALÁRIO MÍNIMO DA TV SENADO