Uergs terá recursos específicos para a sua criação
O coordenador da comissão implantada pelo Governo do Estado para criar a Universidade Estadual, Francisco Xarão, afirmou hoje pela manhã(20), em Bagé, durante a terceira audiência do Fórum Democrático, no interior do Estado, que os recursos para a criação da Uergs não sairão dos 35% assegurados pela Constituição Estadual para investimentos no ensino público médio e fundamental. “O Governo do Estado irá destinar recursos adicionais que serão aplicados exclusivamente na universidade estadual”, afirmou. Com isto, Xarão responde a uma das principais reivindicações até agora realizadas nas audiências do Fórum Democrático.
Se por um lado esta declaração agradou a platéia, que superlotava o auditório da Escola Estadual Justino Quintana, na sua imensa maioria estudantes de 1º e 2º graua,outra manifestação do representante do Executivo estadual causou apreensão. Ele disse que o projeto da Uergs não prevê a reserva de vagas para alguns segmentos. Isto gerou um clima de preocupação junto ao expressivo grupo de integrantes da União Bageense de Estudantes Secundaristas (UBES), que a todo momento gritavam por “reservas de vagas”. Nas faixas que eles levantavam a cada vez que bradavam suas palavras de ordem estava escrito: “50% das vagas de cada curso da Uergs para estudantes de escolas públicas”.
Participaram do encontro de Bagé, além do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi (PTB), e do presidente da Comissão de Educação, deputado Onyx Lorenzoni (PFL), os seguintes parlamentares: Edson Portilho (PT), Jussara Cony (PcdoB), Otomar Vivian (PPB), Luis Augusto Lara (PTB), Cecília Hypólito (PT), Iara Wortman (PMDB), Bernardo de Souza (PPS) e José Gomes (PT).
04/20/2001
Artigos Relacionados
Projeto da Uergs terá que contemplar crédito para carentes
Prefeitos preocupados com a origem dos recursos para a Uergs
Portilho defende criação de fórum único no Legislativo para debater a Uergs
Uergs terá ato público no Vale dos SInos
Assembléia aprova criação da Uergs por unanimidade
Deputados aprovam e comemoram criação da Uergs