Um poeta presente no coração do seu povo, diz Francelino



-Drummond brasileiro de Minas, Drummond mineiro de Itabira e uma das mais altas vozes da poesia mundial no século XX. Passados 100 anos do seu nascimento, Carlos Drummond de Andrade continua presente no coração e na lembrança do seu povo, como o poeta que nos deixou, para sempre, uma sublime lição de talento literário e de grandeza humana- - destacou o senador Francelino Pereira (PFL-MG).

Para o senador, Drummond -carregou Minas na algibeira da saudade pela vida afora, como sinete marcado a ferro e fogo, daqueles elementos que nos forjam o caráter e nos fortalecem o espírito-. Em toda a sua obra, revelou-se -essencialmente mineiro, visceralmente mineiro, literalmente e literariamente mineiro- - acrescentou Francelino, parabenizando a prefeitura de Itabira, cidade onde nasceu o poeta, pela iniciativa de comemorar o centenário do nascimento de Drummond.

-Espírito de Minas, me visita/e sobre a confusão desta cidade,/onde voz e buzina se confundem,/ lança teu claro raio ordenador- - relembrou Francelino ao recitar, da tribuna do Plenário, versos do poeta na sua chegada ao Rio de Janeiro, ainda moço.



31/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo: aos 25 anos, a Constituição continua forte no coração do povo

Francelino diz que a MP do audiovisual é uma vitória do "povo do cinema"

Saúde: Instituto do Coração e Associação Amigos do Coração promovem Caminhada Amigos do Coração

Saúde: Instituto do Coração e Associação Amigos do Coração promovem Caminhada Amigos do Coração

Dia do Coração: cartilha do HC ensina como uma alimentação equilibrada pode proteger o coração

Maio de 1968, ainda presente