Unasul analisa implantação de plano de ação para combate às drogas



O Conselho de Drogas da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) reúne-se nesta quinta (17) e sexta-feira (18) para analisar a execução na região do Plano de Ação de Narcóticos, cujo objetivo é intensificar o controle e o combate ao narcotráfico, assim como implementar medidas de apoio aos usuários. As discussões serão realizadas em La Paz, na Bolívia.

O vice-ministro da Defesa Social e Substâncias Controladas da Bolívia, Felipe Cáceres, disse que a ideia é analisar o problema causado pelas drogas em toda a região. Segundo ele, os temas referentes ao assunto incluem a lavagem de dinheiro, a redução da oferta e da procura e medidas de controle e de desenvolvimento alternativo sustentável.

O representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), Cesar Guedes, acrescentou que a produção de drogas nas Américas preocupa a entidade. Segundo ele, entre os países apontados como produtores de cocaína, a Colômbia ocupa o primeiro lugar, com 40% da produção da região.

De acordo com Guedes, o mesmo percentual é identificado no Peru, com a diferença que o mercado colombiano de drogas atinge mais países do que o peruano. Em seguida, vem a Bolívia, responsável por 20% de produção de cocaína na América do Sul.


Fonte:
Agência Brasil



17/11/2011 14:31


Artigos Relacionados


Unasul define plano estratégico de combate ao crime organizado transnacional

PF realiza ação de combate ao tráfico de drogas em 9 países

Papaléo cobra ação mais eficaz do governo no combate às drogas

PLENÁRIO ANALISA ACORDO SOBRE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS

Países do Unasul terão plano de defesa comum

Unasul fecha acordo sobre medidas de combate à crise mundial