Papaléo cobra ação mais eficaz do governo no combate às drogas



Ao lamentar o aumento do consumo de drogas no país em 2008, revelado pelo Relatório Mundial sobre Drogas de 2008, do Instituto Internacional da Paz, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) criticou a política atual de segurança pública do governo federal.

Na avaliação do parlamentar, o governo Lula deveria intensificar a proteção e o controle das fronteiras nacionais para combater e inibir a entrada de drogas no país. Ele considerou também necessário ampliar as ações políticas no processo de erradicação da produção de entorpecentes dentro do território brasileiro.

- Uma vez mais, endosso o coro dos descontentes com a política de segurança atual. O Estado tem, sim, de se fazer presente nos morros e nas favelas! Não é possível que, por pura negligência dos governantes, os chefões do tráfico assumam o lugar do Estado na promoção da assistência social e conquistem, para sua causa, as populações dos lugares em que habitam - disse.

O relatório referido por Papaléo revela, entre outros dados, que o maior número de usuários brasileiros concentra-se nas Regiões Sudeste e Sul. No Sudeste, foi identificado que 4% da população adulta já fez uso da cocaína por pelo menosuma vez ao longo da vida. Já no Sul, aponta o texto, a percentagem é de aproximadamente 3%. A pesquisa identifica ainda a quase triplicação, no Brasil, do consumo de maconha e haxixe entre 2001 e 2008.

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



16/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY: RESGATE DA DÍVIDA SOCIAL EXIGE AÇÃO MAIS EFICAZ

Papaléo cobra mais atenção do governo federal para o Amapá

Arthur Virgílio cobra do governo mais ação

Valadares defende combate mais eficaz à lavagem de dinheiro

Paim cobra mais ação do governo a favor das exportações

USP: Alongamento é mais eficaz que o condicionamento físico no combate aos sintomas da fibromialgia