Unesco aprova proposta brasileira para proteção do patrimônio museológico
Uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, sobre a criação de instrumento normativo de Proteção e Promoção do Patrimônio Museológico e Coleções foi aprovada por 30 países que participaram da 36ª Conferência Geral da Unesco, em Paris (França).
O documento foi defendido, na semana passada, pelo presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, durante a reunião da Comissão de Cultura da Conferência. A proposta terá coordenação do instituto no processo de construção do instrumento normativo que visa o desenvolvimento, pelos países membros da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), de políticas públicas para a área museológica.
Como primeira missão, o Ibram e a Unesco irão organizar uma reunião com especialistas internacionais da área de patrimônio museológico para discutir o tema. O encontro está previsto para 2012 e será realizado no Brasil. A criação desse instrumento normativo havia sido aprovada anteriormente pelos ministros de países ibero-americanos na XIV Conferência Iberoamericana de Cultura, realizada no Paraguai.
Durante a Conferência Geral, o Brasil também foi um dos 15 países eleitos para compor o comitê executivo de criação do Museu da Civilização Egípcia, que será construído no Cairo com apoio da Unesco.
Fonte:
Ministério da Cultura
09/11/2011 11:54
Artigos Relacionados
Unesco aprova proposta brasileira de proteção de museus
Rio de Janeiro se candidata ao título de patrimônio mundial da Unesco
Unesco avalia título de Brasília como Patrimônio Mundial
Arquivos da ditadura militar são considerados patrimônio da Humanidade pela Unesco
Carnaval do Recife concorre à inclusão na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco
Unesco reconhece documentos sobre ditadura militar como patrimônio da humanidade