União estável de homossexuais será decidida nesta quarta (4)



Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam nesta quarta-feira (4), pela primeira vez, se a união homoafetiva pode ser enquadrada no regime jurídico de união estável. Também será analisada se a união de pessoas do mesmo sexo pode ser considerada como entidade familiar. Caso a resposta a essas perguntas seja afirmativa, casais homossexuais de todo o País terão dezenas de direitos assegurados, entre eles herança e adoção.

Duas ações estão em pauta. A primeira pede que o Código Civil e que o Estatuto dos Servidores Civis do estado não façam qualquer discriminação entre casais heterossexuais e homossexuais no que diz respeito ao reconhecimento legal da união estável. A ação afirma que posicionamentos discriminatórios vão de encontro a princípios constitucionais como o direito à igualdade e à liberdade e o princípio da dignidade da pessoa humana.

A outra ação em análise sugere que o STF declare obrigatório o reconhecimento, no Brasil, da união de pessoas do mesmo sexo como entidade familiar. Também pede que os mesmos direitos dos casais heterossexuais sejam estendidos aos casais homossexuais.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

04/05/2011 11:35


Artigos Relacionados


STF retoma nesta quinta-feira julgamento sobre união estável de homossexuais

Homossexuais que comprovem união estável poderão usar programa do IR em 2011

Maioria dos brasileiros é contra união estável e adoção por casais homossexuais

DESVINCULAÇÃO DE RECEITAS DA UNIÃO SERÁ VOTADA NESTA QUARTA-FEIRA

Leitura da MP 605 será decidida após Ordem do Dia

CONGRESSO VOTA NESTA QUARTA ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA 1999