Unicamp: Ciclo de filmes italianos no Espaço Cultural Casa dos Lagos
Mostra termina nesta sexta-feira com exibição de O Inocente de Luchino Visconti
A programação do Espaço Cultural Casa do Lago está realizando uma mostra de filmes italianos de ficção/drama e comédias. A sessão foi aberta segunda-feira com o filme "Aconteceu na Primavera, de Paolo e Vittorio Taviani. Nesta quarta-feira (26/7) está reservada para Feios, Sujos e Malvados, também com direção de Ettore Scola. Na quinta-feira (27/7), com direção de Frederico Felinni, Amarcord ocupará a tela de exibições. A sessão será encerrada na sexta-feira (28/7) com O Inocente, de Luchino Visconti. Abaixo a sinopse das próximas apresentações.
Feios, Sujos e Malvados (1976, cor, ficção/comédia, 113 min, Itália) – Vencedor do Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes, Feios, Sujos e Malvados é uma das obras-primas do cineasta Ettore Scola. Nino Manfredi em grande atuação mora com a esposa, os dez filhos e vários parentes, num barraco de uma favela de Roma. Todos querem roubar o dinheiro que ele ganhou do seguro, por ter perdido um olho quando trabalhava. A situação fica ainda pior quando ele decide levar uma amante para dentro de casa.
Amarcord (1973, cor, Drama, 127 min, Itália) - Mostra a fascinante e dramática história de um homem que subitamente passa a não reconhecer sua família e as pessoas que o rodeiam. Desesperado, ele começa a buscar nas recordações de sua infância (vivida no pequeno povoado de Rimini, na Itália fascista) algo que lhe permita manter sua identidade. Como se fossem peças de um quebra-cabeça, inúmeros episódios vão chegando a sua mente, alguns cheios de humor e outros, de melancolia.
O Inocente (1976, cor, ficção/drama, 125 min, Itália) - Na alta sociedade italiana de fins do século XX, o aristocrata Tullio trai a esposa Giuliana mantendo um tórrido caso com Tereza. Desprezada Giuliana cai nos braços de um escritor, despertando a fúria do marido. A situação fica ainda pior quando ela anuncia sua gravidez. Além da direção de arte impecável, com figurinos e cenários luxuosos, O Inocente é valorizado pelas performances de Giancarlo Giannini (Mimi, o Metalúrgico), Laura Antonelli (Esposamante) e Jennifer O'Neil (Verão de 42).
Serviço
O Espaço Cultural Casa do Lago fica na Rua Érico Veríssimo s/n, campus da Unicamp.
Horário: Sessões às 12h30 e 15 horas
E
07/26/2006
Artigos Relacionados
Espaço Cultural Casa do Lago inicia nova semana com filmes
Mostra gratuita de filmes italianos de terror acontece no Cinusp
Vitrine cultural na região dos Grandes Lagos termina hoje
MIS exibe ciclo de filmes sobre o futebol
Segurança: Acadepol promove ciclo de filmes e debate ética e violência
CE EXAMINARÁ PROJETO DE ARRUDA QUE AMPLIA ESPAÇO PARA FILMES BRASILEIROS