CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA PROJETO "PIONEIRO MIRIM"
O Projeto Pioneiro Mirim, criado em 1989 pelo governo do estado de Tocantins para atender crianças e adolescentes integrantes de famílias de baixa renda, foi elogiado hoje (dia 26) pelo senador Carlos Patrocínio (PFL-TO). O projeto, segundo o senador, partiu da necessidade de promoção da cidadania, da democracia e da inclusão desses jovens na comunidade, por já se encontrarem em situação de risco pessoal e social.
- De início, atenderam-se 5 mil menores em 15 municípios. Atualmente, o projeto abrange todos os 139 municípios tocantinenses, proporcionando a 30 mil jovens atividades que contam com o apoio de pedagogos, militares, assistentes sociais, agentes de saúde e agrônomos, entre outros técnicos - explicou o senador
Carlos Patrocínio disse que os pré-requisitos indispensáveis para o ingresso do jovem no "Pioneiro Mirim" são ter idade entre 7 e 14 anos e que a família tenha renda mensal menor que dois salários mínimos (uma exigência da Lei Orgânica da Assistência Social), e que a criança ou adolescente freqüente regularmente uma escola pública em horário diferente das atividades do projeto.
Como estímulo, continuou o senador, cada menor recebe mensalmente uma bolsa de complementaridade, além da refeição diária, enquanto a respectiva família recebe uma cesta básica mensal. Cada núcleo, esclareceu, tem dois orientadores principais, o inspetor pedagógico e o instrutor militar, responsáveis pelo acompanhamento escolar dos participantes, juntamente com os pais, além das atividades pedagógicas e administrativas que desenvolvem. "Entretanto, a experiência do Tocantins é muito mais ambiciosa. Oferece também atividades extra-curriculares que atendam às aspirações dos alunos, contribuam para a sociabilidade dos mesmos e desenvolvam a criatividade", explicou Patrocínio.
O senador afirmou ainda que o Tocantins tem sido "penalizado pela omissão do governo federal, quanto aos repasses constitucionalmente previstos quando de sua criação". Além disso, Patrocínio também lembrou que o estado, por ser jovem, não dispõe dos equipamentos e instalações necessárias a um projeto dessa envergadura. "Em alguns municípios falta praticamente tudo", lamentou.
26/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA RETOMADA DO PROÁLCOOL
CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA INICIATIVA DE INCENTIVO À CULTURA
CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA PROGRAMA EDUCACIONAL NO TOCANTINS
CARLOS PATROCÍNIO ELOGIA AÇÕES CONTRA TROTES
CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE PROJETO PARA FLORESTAS DE BABAÇU
CARLOS PATROCÍNIO LEMBRA PROJETO IDEALIZADO POR DARCY RIBEIRO