Unicef quer melhorar higiene e qualidade da água em escolas



O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) quer melhorar a qualidade da água e das condições de higiene nas escolas de ensino infantil e fundamental. O objetivo é fazer uma mobilização internacional para evitar a morte de crianças e adolescentes com menos de 14 anos.

A campanha Água, Saneamento e Higiene nas Escolas (Wash), lançada nesta segunda-feira (5), busca melhorar o sistema de saúde nos países em desenvolvimento. Um dos projetos incentiva as escolas a adotarem programas que desenvolvam um ambiente escolar saudável e seguro, capaz de proteger as crianças.


Um estudo do Unicef revelou que pelo menos 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos deixam de frequentar as salas de aula em todo o mundo porque morrem em decorrência de problemas de saúde e segurança. Segundo o estudo, em 60 países em desenvolvimento, mais de 50% das escolas de ensino infantil e fundamental não têm água potável nem instalações sanitárias adequadas.

De acordo com o Unicef, a diarreia é a principal causa da ausência das crianças e adolescentes em sala de aula. Mas eles sofrem também por causa da anemia e da diminuição das condições de aprendizagem, assim como por distúrbios comportamentais, desnutrição e baixa estatura.

Pelos dados da pesquisa, 20% das crianças e adolescentes com menos de 14 anos morrem em decorrência de problemas associados à água insalubre, saneamento inadequado ou higiene insuficiente.

A campanha também quer estimular as crianças a se tornarem agentes do processo, mudando os hábitos familiares e até de suas comunidades. Com isso, o Unicef pretende influenciar as decisões políticas para que sejam construídas instalações de água e saneamento de acordo com as normas de internacionais de saúde.

Para a diretora sênior do Unicef, Therese Dooley, é fundamental que as escolas garantam o fornecimento de água e condições adequadas de higiene e saneamento. Segundo Therese, o conhecimento dos cuidados com a saúde é essencial para o desenvolvimento das crianças.

Saiba mais sobre recursos hídricos no Portal Brasil.


Fonte:
Agência Brasil



06/04/2010 16:28


Artigos Relacionados


Servidor Solidário ajuda a melhorar qualidade nas escolas públicas

MEC quer melhorar a qualidade da Rede Federal de Educação Profissional

Programa quer melhorar articulação e coordenação de ações no setor água

Governo quer garantir acesso de todos a escolas de qualidade

Governo quer garantir abastecimento de água em escolas públicas

Programa da EMTU visa a melhorar qualidade do ar