Uniformes escolares na rede pública devem ser gratuitos, de acordo com Mercadante



Tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e na Comissão de Educação (CE), em caráter terminativo, projeto do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) que determina a distribuição gratuita de uniformes escolares para alunos da rede pública da 1ª à 8ª série.

A proposta estabelece que o uso do vestiário seja obrigatório e padronizado, ficando a critério do Ministério da Educação fixar as normas e procedimentos gerais para estabelecer o modelo e sua distribuição. As despesas com a distribuição de uniformes deverão ser cobertas pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, de acordo com o projeto.

Mercadante sugere que as secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios definam as especificações do uniforme escolar a seu usado nas escolas sob sua jurisdição. Segundo ele, o vestuário padronizado e adaptado às condições climáticas locais e respeitando as preferências culturais de cada comunidade elimina diferenças que inferiorizam e discriminam as crianças oriundas de famílias mais pobres.

- Trata-se de uma medida de democratização do ambiente escolar, convergente com outras iniciativas voltadas para a inclusão social das famílias carentes - explica o senador na justificação do projeto.



11/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Uso de uniformes escolares será obrigatório

Covas participa da entrega de uniformes escolares em Interlagos

Pregão eletrônico deve baixar preço de uniformes escolares

Uniformes escolares são doados a alunos de Pirapora do Bom Jesus e Moóca

Rede pública já pode sacar 4ª parcela de recursos para ônibus escolares

Educação: Governo Estadual entrega novos kits de uniformes escolares