Unilegis homenageia Tebet com diploma de Professor Honoris Causa
O presidente do Senado, Renan Calheiros, entregou na manhã desta terça-feira (28), à família do senador Ramez Tebet, que morreu no último dia 17, o diploma de Professor Honoris Causa da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis). Depois de entregar o diploma à viúva, Fairte Nassar Tebet, e à filha do homenageado Simone, o presidente afirmou que Tebet foi uma das referências do Parlamento brasileiro, um nome que jamais será esquecido e um dos mais valiosos e honrados homens públicos que o Brasil já teve.
Renan disse que o titulo ali entregue, por proposta do senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), era o reconhecimento a tudo que Ramez Tebet representou e representa para o Senado brasileiro.
- A memória de Tebet estará para sempre conosco. Ele será sempre lembrado tanto pelos seus feitos, quanto pela cordialidade, marca inconfundível do conciliador. Era um homem profundamente humilde e religioso, além de grato a tudo o que a vida lhe proporcionou.
Renan também lembrou ser esta a primeira vez que o Senado concede a alguém o título de Professor Honoris Causa do Legislativo brasileiro. Para o presidente do Senado, o fato de o primeiro diploma dessa categoria ter tido Tebet como beneficiado é uma iniciativa da maior justiça, visto ter sido durante a gestão do parlamentar mato-grossense-do-sul na Presidência do Senado que a Unilegis concretizou-se.
Na mesma cerimônia, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um emocionado discurso para enaltecer a vocação conciliadora de Tebet. O pronunciamento começou por lembrar a noite em que, ocupando a pasta de ministro da Integração Nacional, ele foi chamado para vir resolver a crise institucional em que se debatia o Senado.
- Ele era a voz do equilíbrio, do consenso, a voz do povo brasileiro. E o Tebet sofreu, sofreu amargamente e era impressionante o seu otimismo. Coloco Tebet na mesma lista de grandes nomes em que estão Teotônio Vilela, Ulysses Guimarães, Mario Covas e Tancredo Neves. E vejo nele um referencial que os outros não tinham - a pureza, a simplicidade, a doçura do homem comum.
Em agradecimento às homenagens recebidas pelo pai, Simone Tebet, prefeita de Três Lagoas (MS), traçou um amoroso perfil biográfico do pai, lembrando desde seus passos como aluno de escola pública e o primeiro concurso para carteiro da turma escolar, até seus êxitos como professor, advogado, promotor, governador, ministro e senador. Ela revelou que mesmo após 40 anos de vida pública e com diversos títulos, nada dava mais prazer ao pai do que ser chamado de professor.
28/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jarbas Passarinho recebe título de Professor Honoris Causa da Unilegis
Universidade de Coimbra concede a Lula título de doutor honoris causa
Valadares diz que diploma de jornalismo é causa legítima
Tião Viana propõe que sede da Unilegis passe a se chamar Professor Lauro Campos
Tebet participa de lançamento de pedra fundamental do Unilegis
Professor diz que diploma de jornalista é essencial para exercício da profissão