Universalização de Ensino Médio poderá ser dever do Estado



A universalização do Ensino Médio gratuito deverá ser um dever do Estado, de acordo com o Projeto de Lei do Senado 6/06, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que foi aprovado nesta terça-feira (11), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação (CE). Ainda segundo a proposta, os estados deverão incumbir-se de assegurar o Ensino Fundamental e "oferecer, com prioridade, o Ensino Médio a todos os que o demandarem".

O projeto modifica dois artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Atualmente, a lei estabelece como dever do Estado a "progressiva extensão da obrigatoriedade e da gratuidade ao Ensino Médio". E obriga os estados a "assegurar o Ensino Fundamental e oferecer, com prioridade, o Ensino Médio".

Ao justificar a sua proposta, Cristovam observa que os estados deverão investir prioritariamente no Ensino Médio a parcela de recursos vinculados à educação que não for destinada ao novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) - cuja criação foi aprovada pelo Senado. Desta forma, acredita, haverá recursos suficientes para a universalização do Ensino Médio.

- Os dispositivos do projeto não somente aperfeiçoam a legislação como representam poderoso instrumento de inclusão dos adolescentes e jovens, além de compatibilizar direitos e deveres frente ao novo modelo de financiamento a ser brevemente implantado - afirmou o relator da matéria, senador Marco Maciel (PFL-PE).

Ao apoiar a proposta, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) definiu a universalização do ensino de segundo grau como uma "expectativa importante" da sociedade.

Prouni

Igualmente em decisão terminativa, a comissão aprovou o Projeto de Lei do Senado 88/06, que reduz de três para dois o número de avaliações insuficientes, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), para a desvinculação de um curso do Programa Universidade para Todos (Prouni). De autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o projeto teve como relator o senador Leonel Pavan (PSDB-SC).

Em seu voto favorável, Pavan admite que o Prouni tem permitido a significativo número de alunos de baixa renda a oportunidade de acesso à educação superior. No entanto, observou, o programa vem sendo prejudicado pela inclusão de cursos de baixa qualidade.

Outro projeto aprovado em decisão terminativa foi o PLS 281/03, de autoria do senador Efraim Moraes (PFL-PB), que institui a obrigação do ensino do Direito Internacional Humanitário nas escolas e academias militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. O projeto teve como relator ad hoc o senador Romeu Tuma.

A comissão aprovou ainda parecer favorável ao Projeto de Lei da Câmara 68/05, cujo relator foi o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), que institui o Dia da Amazônia, a ser celebrado a cada 5 de setembro - data em que foi criada pelo imperador Dom Pedro II a província do Amazonas. Para Mesquita, a data poderá ser uma oportunidade de discussão sobre o que representa a região para o país. Durante o debate, o senador Edison Lobão (PFL-MA) lembrou a necessidade de defesa da Amazônia brasileira.

A CE decidiu ainda - a pedido do relator do aviso 8/06, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) - enviar ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedido de informações sobre o cumprimento, pelo governo, de recomendações do tribunal para que se coloque em prática o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Foram igualmente aprovados, em decisão terminativa, cinco projetos de decreto legislativo que autorizam o funcionamento de emissoras de rádio.

11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estado e USP fecham parceria para ensino científico ao Ensino Médio

Currículo do ensino médio poderá passar por alteração

Esperanto poderá ser disciplina facultativa no ensino médio

Ensino médio poderá ter mais uma disciplina obrigatória

Professor do ensino médio poderá aderir a cursos de aperfeiçoamento

Oferta de orientação vocacional poderá ser obrigatória no ensino médio