Universidade deve priorizar população carente, diz Covatti
O líder da bancada do PPB, deputado Vilson Covatti, reiterou hoje (03), durante o Fórum Democrático sobre o projeto de criação da Universidade Estadual, em Frederico Westphalen, o apoio dos progressistas à iniciativa desde que o Executivo priorize o acesso da população carente ao ensino superior.
"Não podemos permitir que a universidade seja uma cópia das demais instituições públicas de ensino, onde os menos necessitados são maioria", afirmou. Conforme Covatti, atualmente 72% dos alunos das faculdades federais e estaduais brasileiras fazem parte de 20% das famílias mais ricas do país.
O deputado, que presidiu o Fórum acompanhado do deputado João Osório (PMDB), também cobrou do Governo o repasse de recursos do Programa de Crédito Educativo (Procred) aos estudantes gaúchos. Segundo o líder do PPB, de 1998 a 2000, os valores do programa foram reduzidos em R$ 4,6 milhões. No mesmo período, o número de alunos beneficiados passou de 4,9 mil para apenas 3 mil. "Precisamos dar uma nova esperança aos nossos jovens, principalmente àqueles que vivem em regiões mais pobres, como a Metade Norte", declarou.
Covatti observou que a região está "necessitada de ver o sonho da juventude ser acalentado com a existência da universidade em suas comunidades". De acordo com o parlamentar, a instituição deve oferecer cursos profissionalizantes para as famílias mais carentes, como filhos de colonos e agricultores.
05/03/2001
Artigos Relacionados
Brasil deve levar avanços da medicina à população carente, diz Mozarildo
Covatti pede que Uergs priorize aluno carente
Imesc agiliza atendimento à população carente
Justiça: Convênio expandirá atendimento à população carente
População carente poderá ter acesso gratuito a medicamentos
Defensoria Pública prestará assistência gratuita à população carente