Universidade Estadual é debatida em plenário
A Universidade Estadual voltou ao debate de plenário na sessão de hoje. O deputado Edson Portilho (PT) destacou o papel da Comissão de Educação no debate do projeto de criação da instituição, destacando que o Executivo já realizou audiências públicas em todo o Estado com essa finalidade, sendo agora a vez do Legislativo fazer o debate para poder votar e aprovar a matéria.
Ele manifestou a crença de que a Universidade vai “alavancar o desenvolvimento das regiões empobrecidas do Estado, e possibilitar que milhares de estudantes discriminados possam ter um lugar ao sol na construção de sua cidadania e na sua formação profissional”.
O deputado Onyx Lorenzoni (PFL), que preside a Comissão de Educação, criticou a postura da bancada governista quanto ao projeto de criação da Universidade, afirmando que ao anunciar a abertura ao diálogo, não aceitará emendas ou sugestões que possam descaracterizar o projeto, “o que o governo pede é uma autorização para fazer o que quiser, sem nunca mais passar pelo Parlamento. Pretende constituir um estatuto, um regimento e lá fazer um decreto, ficando esta Casa impossibilitada de discutir tais atos”.
Afirmando não ser possível “descaracterizar o que não pode sequer ser desenhado”, anunciou que a Comissão de Educação vai iniciar o debate do tema, no dia 19, em Uguguaiana, para saber “o que a sociedade rio-grandense tem a nos dizer”.
A deputada Jussara Cony (PC do B) disse que a crítica da oposição à proposta da Universidade Estadual se deve ao fato que ela “representa a possibilidade da criação de um pensamento crítico, de desenvolvimento da ciência e tecnologia, que irá contribuir para um projeto voltado para a maioria do Estado do Rio Grande do Sul”.
04/10/2001
Artigos Relacionados
Universidade Estadual centraliza o debate de plenário
Perda automática de mandato começa a ser debatida em Plenário
Criada Universidade Estadual
Covatti critica universidade estadual
Universidade Estadual em debate na Comissão de Educação da AL
Comissão de Educação debate Universidade Estadual