Universidade irá oferecer cursos voltados para eventos esportivos



Parcerias com universidades são fundamentais na elaboração de uma Política Nacional do Esporte, diz Aldo Rebelo

 

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, assinou nesta segunda-feira (18) um termo de colaboração com a Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) com o objetivo de elaborar projetos na área de preparação e execução da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

O estreitamento das parcerias com as universidades foi apontado pelo ministro como passo fundamental no processo de uma Política Nacional de Esportes, que garante maior abrangência aos programas existentes atualmente.

"Precisamos acelerar a criação da Política Nacional de Esportes, que defina metas claras e estabeleça as atribuições de cada nível de poder: federal, estadual e municipal, além de metas para clubes e atletas. Programas podem ser alterados em função das diretrizes de cada gestor, mas uma política aprovada pelo Congresso Nacional tem caráter permanente e vai promover o desenvolvimento que o esporte brasileiro espera alcançar nos próximos anos", disse o ministro.

O termo de cooperação prevê o desenvolvimento de 17 projetos em 12 unidades em que a Unesp possui campus: Presidente Prudente, Bauru, Botucatu, Registro, Rio Claro, Marília, Rosana, Araçatuba, Araraquara e Sorocaba. São projetos que vão de cursos de Fisioterapia para a Copa do Mundo, Metabolismo em Exercício e Nutrição, Metodologia de Avaliação de Gramados em Campos de Futebol, até cursos de Aperfeiçoamento em Turismo e a realização de uma Copa do Mundo de Futebol de Robôs.

O professor Durigan, vice-reitor em exercício da Reitoria da Unesp, reafirmou que toda a estrutura da universidade está à disposição do ministério. Ao agradecer, Aldo Rebelo disse que é preciso intensificar o aproveitamento da infraestrutura esportiva e da experiência acadêmica das faculdades para acelerar o desenvolvimento do esporte no mesmo ritmo em que o Brasil tem crescido nos últimos tempos.

"A realização da Copa e dos Jogos Olímpicos é oportunidade única para o desenvolvimento da ciência do esporte, e as universidades são a principal fonte dos conhecimentos a serem aprofundados", afirmou o ministro.

Leia mais:

Entenda a Política Nacional de Esportes 

Esporte brasileiro avança para o nível dos países mais desenvolvidos

Esporte lança portal para acompanhar atletas brasileiros nas Olimpíadas de Londres 

 

Fonte:
Ministério do Esporte

 

18/06/2012 18:40


Artigos Relacionados


Rio de Janeiro lança portal de negócios voltados para grandes eventos esportivos

Parceria entre Centro Paula Souza e Sebrae-SP vai oferecer cursos voltados ao empreendedorismo

Aracaju prepara estrutura para receber eventos esportivos

Eventos esportivos terão equipes médicas para emergências

Projeto prevê UTI móvel para eventos esportivos com 10 mil torcedores

Fiscalização de verbas para eventos esportivos preocupa senadores