Universidades devem passar de transmissoras a produtoras de conhecimento, diz Cristovam



As universidades brasileiras só avançarão se passarem de transmissoras a produtoras de conhecimento. A opinião é do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que participou, nesta segunda-feira (9), de sessão em homenagem ao centenário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

- Nossas universidades terão de ser muito mais que formadoras de mão de obra. Terão de ser produtoras de conhecimento, especialmente as que trabalham com alimentação, energia e desigualdade social - opinou.

Ele também defendeu que as universidades sejam instrumentos de luta para que todos os brasileiros tenham acesso a um ensino médio de qualidade. Conforme o parlamentar, dois terços dos estudantes que iniciam o ensino médio não chegam ao final e parte dos que concluem apresentam muitas deficiências.

- Cada estudante universitário que passou por um ensino médio de má qualidade, puxa a universidade para baixo. É preciso que tenhamos um ensino de alta qualidade e para todos os brasileiros - defendeu.

Para ele, é preciso federalizar a educação de base, para assegurar igualdade de condições a todas as escolas públicas.

Cristovam cumprimentou o reitor da UFRRJ pelo pioneirismo da instituição, mas ponderou que o Brasil demorou muito para construir universidades, lembrando que alguns países da América Latina têm instituições de ensino superior com 400 anos de existência.



09/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Universidades federais firmam parceria para integrar conhecimento com demanda do mercado

Cristovam Buarque defende 'socialização do conhecimento'

Reitores de universidades podem passar a ser escolhidos em eleições diretas

Cristovam diz que lição do 3º Fórum de Civilizações foi o investimento no conhecimento

Cristovam propõe Sistema Nacional do Conhecimento e de Inovação

Importações na agricultura devem passar por produtores nacionais