Uso de energias eólica e solar será analisado em debate na CI



A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quinta-feira (29) a realização de uma audiência pública para discutir pontos favoráveis e desfavoráveis do uso das energias eólica e solar. O requerimento propondo o debate foi apresentado pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN). Os convidados para a audiência pública serão indicados pelos senadores e a data do evento será ainda agendada pela comissão.

No exame do assunto, o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) sugeriu que se discuta também o uso mais intensivo de energia nuclear. Ao comentar a sugestão, o presidente da comissão, senador Fernando Collor (PTB-AL), informou que o próximo painel do ciclo de debates Agenda Desafio 2009-2015, promovido pela CI para debater o desenvolvimento econômico brasileiro, vai incluir a questão das usinas nucleares. Os painéis acontecem sempre às segundas-feiras, a partir das 18h.

Na reunião desta quinta-feira também foi aprovado pedido de informações, ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, sobre as obras da Linha Dois do Metrô de Belo Horizonte. O requerimento solicitando as informações foi apresentado pelos senadores Eliseu Resende (DEM-MG), Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Eliseu, que foi ministro dos Transportes à época do início da obra, em 1981, disse que metrôs de outras capitais, como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, avançaram, mas o de Belo Horizonte está paralisado de forma inexplicável.

A comissão aprovou ainda a inclusão de um representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na audiência pública a ser realizada pela CI, para debater o aproveitamento de rios localizados nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia, visando melhorar o escoamento da produção desses estados. 



29/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo quer distribuir energias solar e eólica para Fernando de Noronha

Rio de Janeiro desonera produção de equipamentos de energia eólica e solar

Universidade Federal Fluminense e empresa alemã investem em energia solar e eólica

Casildo Maldaner: investimento em energia eólica e solar poderia evitar crise energética

IEA/USP debate energia eólica no país

Aeroporto de Jacarepaguá será analisado por ministro