Uso de rochas moídas pode diminuir uso de fertilizantes no solo, diz estudo
A utilização de rochas moídas para remineralizar o solo, a chamada rochagem, pode diminuir a dependência brasileira de fertilizantes. É o que aponta a publicação “Anais: 1º Congresso Brasileiro de Rochagem”, lançada no Ministério de Minas e Energia.
A publicação apresentada na quinta-feira (24) mostra estudos sobre o fonolito substituto do cloreto de potássio e ainda outras fontes de potássio, eficiência agronômica de fosfatos de rocha itafós, utilização da farinha de rocha na produção de fruteiras, tecnologias de aplicação, influencia de beneficiamento de rochas ornamentais, o uso sustentável, potencial de produção e um estudo sobre cada substancia que pode ser utilizada para a rochagem.
No lançamento do livro, também foram discutidos a normatização para o uso e comercialização, a visão e a importância dessa tecnologia para a agricultura e como é feito o processo de rochagem.
Também participaram do evento representantes da Petrobras, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), entre outros.
Fonte:
Ministério de Minas e Energia
Saiba mais sobre tipos de solo no Portal Brasil.
30/06/2010 18:48
Artigos Relacionados
SIQUEIRA CAMPOS HOMENAGEIA PROFESSOR POR ESTUDO SOBRE O SOLO DO TOCANTINS
Petrobras lidera estudo para terminal de regaseificação e fábrica de fertilizantes no RS
Estudo poderá diminuir tempo de prisão
Estudo poderá diminuir tempo de prisão
Dependência externa de fertilizantes pode provocar desequilíbrio na agricultura, afirmam técnicos na CRA
Heráclito: Número de diretores pode diminuir mais do que 50%