Usuários da internet poderão acessar sites sem contratar pacote de dados



Sistema vai permitir que os sites gratuitos sejam acessados por usuários da internet móvel sem a necessidade de contratar um pacote de dados

 

O projeto-piloto da chamada "banda larga 0800", sistema em que os usuários de celulares e tablets poderão acessar gratuitamente determinados sites na internet, foi apresentado nesta quinta-feira (12) pelo Ministério das Comunicações.

A banda larga 0800 representa a possibilidade, mesmo que os dispositivos sejam pré-pagos e que não haja nenhum pacote de dados contratado, de que provedores de conteúdo (sites da internet) paguem para que os usuários possam ter acessos de forma gratuita. O projeto vai funcionar do mesmo modo que a tarifação reversa na telefonia: quando um usuário liga para um número 0800, quem paga é o destinatário da chamada.

O projeto deverá ajudar Estados, municípios e a União a cumprirem os requisitos da Lei de Acesso à Informação, uma vez que “a internet é uma ferramenta importante de divulgação das informações, que precisam estar abertas à população”, disse o ministro Paulo Bernardo.

No Distrito Federal, foram selecionadas 80 pessoas, moradoras da região administrativa de São Sebastião, a 30km de Brasília, para testarem o sistema. Essas pessoas receberão smartphones, pelo prazo de 15 dias, para que sejam feitos os testes no site Banda Larga 0800 criado pelo Ministério das Comunicações.

 

Banda larga 0800

A banda larga 0800 representa a possibilidade de que provedores de conteúdo paguem para que os usuários possam acessar sites de forma gratuita. Com o sistema, os sites gratuitos poderão ser acessados por usuários da internet móvel, usando a rede do celular, sem a necessidade de contratar um pacote de dados. Considerando que 82% da base de celulares no Brasil é pré-paga, essa ferramenta é importante para facilitar o acesso dos usuários pré-pagos à banda larga móvel.

Os usuários irão identificar os sites que poderão ser acessados gratuitamente pelo endereço da internet terminado com a extensão “0800.br”. Esse nome de domínio ainda não está disponível para ser utilizado comercialmente, visto que ainda serão estabelecidas diretrizes e regras disciplinando seu uso.

O programa ainda está em fase de teste. A ferramenta que está sendo testada é apenas para a banda larga, acessada por meio da rede de banda larga móvel (serviço prestado pelas operadoras de telefonia celular). Na banda larga móvel, o consumidor normalmente é cobrado por um limite de download ou por um valor fixo diário, o que torna possível não debitar da franquia de download ou do valor diário o montante correspondente ao acesso aos sites 0800.

O projeto-piloto é também uma forma de despertar o interesse da comunidade pelas diversas aplicações disponíveis na internet. Alguns participantes do projeto piloto terão um primeiro contato com a internet e com a banda larga móvel. 

 

Leia mais:

Aeroportos das cidades-sede da Copa passam a oferecer internet gratuita

Internet 0800 vai facilitar acesso de classes mais pobres a conteúdo digital

Governo está trabalhando para levar internet banda larga a todos os municípios, diz presidenta

 

Fonte:
Ministério da Comunicações



13/07/2012 11:14


Artigos Relacionados


Presidente de associação de delegados da PF defende guarda de dados dos usuários da internet

CPI e teles definem regras para fornecimento de dados sobre usuários de Internet suspeitos de pedofilia

Empresas federais poderão ser obrigadas a publicar dados sobre licitações na Internet

Serviço: Sites do Metrô e da CPTM indicam aos usuários os melhores trajetos no sistema

É preciso 'espião paranormal" para acessar banco de dados da ANP, diz diretora-geral

Municípios que já promovem atividades físicas poderão acessar mais R$ 17,6 mi