Usuários de telecomunicações terão direito a compensação por interrupção de serviços



Os usuários de telecomunicações, televisão a cabo e Internet terão direito a uma compensação financeira nos casos de interrupção injustificada da prestação dos serviços. A medida está prevista no Projeto de Lei do Senado 591/07, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que foi aprovado nesta quarta-feira (9), em decisão terminativa, pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

O projeto modifica a Lei Geral de Telecomunicações (9472/97) para estabelecer a compensação entre os direitos dos usuários. A devolução do valor correspondente ao do período de suspensão dos serviços deverá ocorrer, segundo a proposta, em até 40 dias, em conta posterior, independentemente de solicitação do usuário. Com a mesma finalidade, são ainda modificados dispositivos da Lei da Concessão do Serviço Público (8987/95) e da Lei da TV a Cabo (8977/95).

- O projeto aprofunda a proteção ao direito do consumidor e garante maior segurança jurídica aos consumidores eventualmente lesados, estabelecendo uma compensação por interrupção na prestação dos serviços - afirmou o senador Flávio Arns (PT-PR), relator da proposta, ao apresentar seu voto favorável à matéria.

Na justificativa do seu projeto, Crivella lembra que é crescente o número de queixas de usuários de serviços de telecomunicações, televisão a cabo e Internet de banda larga, principalmente por causa de falhas na continuidade dos serviços. Essas falhas, diz ainda o autor da proposta, vêm impondo ao consumidor prejuízos com os quais as próprias operadoras dos serviços deveriam arcar.

Igualmente em decisão terminativa, a comissão aprovou 24 projetos de decreto legislativo que autorizam o funcionamento de emissoras de rádio e televisão. Entre eles, o PDS 419/07, que autoriza o governo de Mato Grosso a estabelecer uma emissora de televisão educativa em Cuiabá, capital do estado. O projeto teve como relator o senador Valter Pereira (PMDB-MS), que lembrou ter ocorrido na terça-feira (8) o aniversário da capital mato-grossense.

A CCT aprovou também requerimento de Flávio Arns para a realização de audiência pública sobre o papel dos veículos regionais de comunicação em todo o país. Foi retirado de pauta o Projeto de Resolução do Senado 58/07, de autoria do senador Expedito Júnior (PR-RO), que pretende - respeitada a prioridade às sessões plenárias - conceder maior liberdade à TV Senado na definição de sua grade de programação. O projeto recebeu parecer contrário do relator, senador Romeu Tuma (PTB-SP). Mas o relator decidiu rever o seu parecer, a pedido do autor do projeto.



09/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Usuários de telecomunicações terão direito a atendimento presencial

Aprovado atendimento presencial a usuários de serviços de telecomunicações

Anatel convoca usuários para participar de comitê de serviços de telecomunicações

Adelmir anuncia projeto de lei que defende direito dos usuários de serviços públicos

CCT deve votar projeto que garante reembolso por interrupção de serviços

Obras do Rodoanel terão compensação ambiental