Vacina contra gripe A terá nova data de validade



Seguindo decisão do Canadá, o Brasil diminuiu o prazo de validade da vacina GSK, contra a influenza H1N1, de 18 para seis meses. O prazo anterior havia sido determinado com base nos estudos de estabilidade realizados com a vacina que continha a cepa influenza H5N1 (gripe comum). Todas as vacinas disponíveis no País já estão dentro do novo prazo.

A Agência de Saúde do Canadá (Health Canadá) tomou a decisão de alterar o prazo dos medicamentos depois que um estudo de estabilidade comprovou que após seis meses de sua fabricação a vacina pode reduzir em até 50% sua capacidade de imunização. Na prática, após esse período a vacina se tornaria menos potente.

Até que estejam disponíveis dados conclusivos sobre o produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa ) vai adotar, como medida de precaução, a validade de seis meses. Esta alteração se refere apenas ao período entre produção e aplicação da vacina. Se a dose for tomada dentro do prazo, a imunização está garantida.

Das 30 milhões de doses de vacina recebidas pelo Ministério da Saúde da GSK, nenhum lote venceu até o momento. Aqueles com menor prazo de validade, que totalizam apenas 1,2 milhão de doses, vencem em 2 de maio. Os demais tem vencimento que variam do dia 3 de maio a 21 de julho. Todos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas que eventualmente não sejam utilizadas até seu vencimento serão recolhidas e imediatamente substituídas, conforme acordo já firmado com o fornecedor. O Ministério da Saúde ainda tem a receber uma remessa de 10 milhões das 40 milhões de doses adquiridas da GSK. A campanha nacional de vacinação está prevista para encerrar em 21 de maio e não será alterada.

Saiba mais sobre a vacina H1N1 no Portal Brasil 

 

Fonte:
Anvisa

 



20/04/2010 10:32


Artigos Relacionados


TCU diz que 6,5 milhões de vacinas contra gripe H1N1 perderam a validade

Hoje tem vacina contra a gripe no Poupatempo Sé

Governo vacina 300 mil contra a gripe em 3 horas

CAS vai debater uso de vacina homeopática contra gripe suína

Paraná vai receber mais 400 mil doses da vacina contra gripe

Vacina protege contra os três principais vírus da gripe