VAI À CÂMARA PROJETO QUE ATRIBUI OBRAS AOS BATALHÕES DE ENGENHARIA



Aprovado terminativamente pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), será agora enviado à Câmara dos Deputados projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que prevê a utilização preferencial dos Batalhões de Engenharia e Construção e Batalhões Ferroviários do Ministério do Exercito na construção de obras e serviços de engenharia custeados pela União.

Pela proposição, o Ministério do Exército será previamente consultado sobre a viabilidade da execução prevista, "admitindo-se a realização de licitação para execução indireta somente na hipótese de resposta negativa, oficialmente encaminhada no órgão gestor respectivo".

De acordo com Simon, a experiência histórica e a performance da engenharia militar credenciam-na a executar a implantação de obras públicas, em termos de conhecimento técnico. "Alem disso, a rigidez na aquisição de materiais e no acompanhamento da execução de obras físicas", a seu ver, dão aos batalhões de engenharia a possibilidade de minimizar custos, nas obras sob contratação indireta, já que podem servir de referência de preços para a contratação de obras públicas, tanto no âmbito federal como estadual e municipal.



13/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da CGU atribui irregularidades em obras públicas à má qualidade de projetos de engenharia

CMA vota projeto que atribui ao Confea a fiscalização de obras inacabadas

CMA pode votar projeto que atribui ao Confea a apresentação de relatório sobre obras inacabadas

CAE aprova uso do pregão em obras de engenharia de até R$ 3,4 milhões

Falta de engenharia pública atrasa obras do PAC, diz presidente do Confea

Conselhos de engenharia poderão reforçar fiscalização de obras públicas