Vai ao Plenário criação de 77 mil cargos em instituições federais de ensino



O Plenário do Senado deverá examinar, em regime de urgência, a criação de 71.589 cargos efetivos e 5.589 cargos em comissão e funções gratificadas nas instituições federais de ensino. Projeto de lei da Câmara (PLS 36/2012) com esse objetivo recebeu parecer favorável nesta quarta-feira (30) da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O relator, senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), disse que a proposta determina o provimento de 90% dos cargos de direção e de funções gratificadas da respectiva instituição de ensino por pessoas que integram seu quadro ou tabela permanente e os 10% restantes, por servidores públicos.

Eunício de Oliveira destacou a previsão, no projeto, de extinção de 2.571 cargos de técnicos administrativos e de 2.063 funções gratificadas, “que se tornaram anacrônicos com o passar do tempo”.

O relator e vários outros senadores destacaram a importância da proposta para o fortalecimento das instituições federais de ensino, entre as quais se incluem universidades, faculdades e institutos de educação, ciência e tecnologia.

Indicação

Ainda nesta quarta-feira, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) leu parecer favorável à indicação da desembargadora federal Assusete Magalhães para integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ), na vaga aberta pela aposentadoria do ministro Aldir Passarinho Júnior.

Assusete Magalhães, que hoje compõe o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, será sabatinada na próxima reunião da CCJ, prevista para 6 de junho. Em seguida, a mensagem presidencial com sua indicação passará pelo exame do Plenário do Senado.



30/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova projeto que cria cargos em instituições federais de ensino superior

Portaria interministerial autoriza vagas para instituições federais de ensino superior

CDH pode votar sistema de cotas para universidades e instituições de ensino técnico federais e estaduais

Criação de 7 mil cargos federais efetivos está na pauta da CCJ

CCJ pode aprovar criação de 7 mil cargos públicos federais

CCJ aprova criação de cargos e varas federais no Amapá