Valadares alerta para crise na citricultura do Sergipe



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) manifestou em plenário, nesta segunda-feira (dia 7), preocupação com a crise da cultura de laranja do Sergipe, sem precedentes na economia do estado. Segundo o senador, a crise na citricultura é causada pelos altos juros e correção monetária cobrados pelo Banco do Brasil (BB) e Banco do Nordeste (BNB), que financiam a produção.

Ele anunciou a mobilização dos políticos sergipanos em defesa da produção de laranja, que chegou a empregar 100 mil pessoas, há poucos anos. Um encontro de prefeitos, deputados e senadores no município de Buqui (SE), um dos maiores produtores do estado, marcou, de acordo com Valadares, a tentativa de encontrar soluções em defesa da citricultura.

O senador defendeu gestões junto ao governo federal para socorrer os agricultores. Valadares, que já foi governador do estado, salientou que o Sergipe é o segundo maior produtor nacional de laranja, mas que, por causa do endividamento dos pequenos e médios produtores, a produção anual caiu de um milhão de toneladas para 250 mil. Ele defendeu um prazo maior para o pagamento das dívidas e uma redução nos juros cobrados pelo BB e pelo BNB, salientando que a crise já provocou o desemprego de 60 mil trabalhadores rurais.

- O desaparecimento da cultura da laranja é um prejuízo descomunal para os 14 municípios produtores e para toda a economia de Sergipe - disse Valadares, apontando para o despovoamento dos municípios produtores, provocado pela crise.

07/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares alerta sobre risco da mosca-negra-dos-citros em Sergipe

Valadares agradece ao povo de Sergipe por reeleição para o Senado

Valadares anuncia acordo para construção de usina da Vale em Sergipe

Valadares pede solução para pendência trabalhista de portuários de Sergipe

Suassuna explica verba para Sergipe e Valadares retira acusação

Valadares critica Assembleia de Sergipe por negar autorização ao governo para empréstimo