Valadares anuncia acordo para construção de usina da Vale em Sergipe
O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) anunciou que um acordo feito na terça-feira (18) no Senado vai viabilizar a construção de uma usina da Vale em Sergipe, destinada à produção de potássio a partir do minério carnalita.
Segundo o senador, a usina será construída entre as cidades de Capela e Japaratuba, e havia uma pendência sobre a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) gerado pela produção do potássio.
Em reunião no Senado, autoridades do estado e dos municípios, representantes da Vale e senadores chegaram a um acordo. Ficou decidido que o governo de Sergipe vai enviar à Assembléia Legislativa do estado um projeto de lei garantindo aos municípios todos os direitos constitucionais e legais na divisão do imposto.
O ICMS, explicou o senador, será dividido entre Capela e Japaratuba de forma proporcional ao montante de carnalita extraído de cada município. Ele disse que o acordo foi possível porque todos têm consciência da importância da usina para Sergipe e para o país. Hoje, o Brasil tem carência de potássio, fertilizante essencial à agricultura.
- O estado de Sergipe não poderia renunciar a investimentos da ordem de 4 bilhões e 800 milhões de reais, por parte da Vale. Na construção do empreendimento, 4 mil empregos serão gerados; milhares de pessoas serão beneficiados com o aproveitamento industrial desta riqueza - afirmou o senador.
19/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares comemora acordo que permitirá à Vale explorar potássio em Sergipe
FRANCELINO PEREIRA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DA USINA DE IRAPÉ
Valadares alerta para crise na citricultura do Sergipe
Valadares agradece ao povo de Sergipe por reeleição para o Senado
Valadares pede solução para pendência trabalhista de portuários de Sergipe
Suassuna explica verba para Sergipe e Valadares retira acusação