Valadares apoia campanha de combate ao uso de agrotóxicos




O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) registrou o lançamento, nesta quinta-feira (7), por mais de 20 entidades da sociedade civil - entre elas organizações ambientalistas, agricultores familiares e trabalhadores rurais - da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida. Embora oficialmente o dia de combate aos agrotóxicos seja 3 de dezembro, a data de 7 de abril foi escolhida para o lançamento da campanha por ser o Dia Mundial da Saúde.

Para o senador, a simples instituição de um dia de combate ao agrotóxico dá a dimensão do problema em todo o planeta. Ele acrescentou que o Brasil lidera o ranking dos países que mais utilizam esse insumo na produção agrícola.

- Nosso país consumiu, na sua última safra, nada menos que um bilhão de litros de agrotóxicos, segundo o Sindage [Sindicato Nacional da Indústria de Produção para a Defesa Agrícola]. Equivale a um consumo anual per capita de cinco litros -assinalou.

Para Valadares, o mais grave é que a tendência é de aumento do uso de agrotóxicos, em consequência do aumento produção. Ele disse que, na estimativa do Sindage, a média desse crescimento é de 8% ao ano.

- Não se trata de rejeitar sumariamente o uso por completo dos defensivos, mas debater critérios, avaliar os danos já causados e estabelecer regulações que preservem a saúde pública - afirmou o senador.

O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse, em aparte, que os agricultores também tem vontade de não utilizar agrotóxicos, mas neste momento não há como produzir sem esse insumo. Ele disse que hoje já é possível reduzir a utilização de agrotóxicos de 70% a 80% quando se usa transgenia, como no caso do algodão e do milho. Segundo Blairo Maggi, sem os agrotóxicos, o mundo só conseguiria produzir 10% do que produz atualmente.



07/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares apoia Campanha da Fraternidade de 2012, que tem a saúde como tema

Anvisa apoia estudos sobre possível relação entre agrotóxicos e casos de câncer

Operação da PF combate o contrabando de agrotóxicos em Maringá

Valadares apoia parcelamento da dívida dos municípios

Ademir Andrade apóia queixa de Valadares contra governo

Valadares apóia decisão da CCJ de aprofundar estudo da redução da maioridade penal