Valadares apoia Campanha da Fraternidade de 2012, que tem a saúde como tema



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) parabenizou a Igreja Católica em Plenário, nesta quarta-feira (7), pela escolha da saúde como tema da Campanha da Fraternidade de 2012. A campanha é realizada anualmente durante a quaresma, sob a coordenação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o intuito de sensibilizar a sociedade para uma situação que precisa ser mudada. Este ano o tema é “Fraternidade e Saúde Pública”.

 

Para Valadares, a escolha foi acertada, uma vez que quase 80% dos cerca de 194 milhões de brasileiros dependem exclusivamente de atendimento na rede pública de saúde. No entanto, o Sistema Único de Saúde (SUS) trabalha com recursos aquém de sua necessidade.

- A campanha entende que é preciso melhorar o desempenho do sistema público de saúde, destinando mais verbas para hospitais da rede, para a política de prevenção, para a compra de equipamentos médicos de boa qualidade, para contratação, formação e treinamento adequado do seu pessoal de apoio, para a contração de mais profissionais da área médica e para melhorar a gestão do sistema como um todo e para garantir um atendimento cada vez mais eficiente e moderno a seus usuários – explicou.

Na justificativa da campanha, a CNBB alertou que hoje mais de 150 milhões de pessoas dependem diretamente do SUS para consultas, tratamentos, cirurgias, internações, transplantes e medicamentos. Por outro lado, mesmo os que possuem planos de saúde privados – cerca de 48 milhões de brasileiros – também recorrem ao SUS para tratamentos de doenças mais graves, como em casos de transplantes de órgãos.

Campanha social

Antônio Carlos Valadares lembrou que a Campanha da Fraternidade teve início na quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte, com adesão de outras três dioceses e apoio financeiro dos bispos norte-americanos. Voltada inicialmente para temas cristãos e de justiça social, desde 1985, a campanha tem se dedicado a problemas sociais enfrentados pelos brasileiros. O combate à fome, a necessidade de moradias e a dignidade do trabalho foram alguns dos assuntos discutidos pela Igreja desde então.

Valadares destacou ainda que também ele, como senador, tem dedicado parte de sua atenção ao setor de saúde. Além de ter sido o relator da regulamentação da Emenda Constitucional 29 (LC 141/12), que definiu os gastos obrigatórios com saúde nas três esferas do Poder Executivo, o senador também apresentou projetos abordando a importância da saúde preventiva como os que limitam a quantidade de sódio, açúcar e de gordura saturada nos alimentos (PLS 495/2007 e PLS 106).

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) apoiou a campanha da fraternidade da CNBB e também a importância de se investir em prevenção na saúde.

Da Redação



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saúde pública como tema da Campanha da Fraternidade reforçará debate sobre a questão, afirma Jucá

SEBASTIÃO ROCHA APÓIA TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Valadares destaca atualidade do tema da campanha da fraternidade 2007

Senadoras elogiam escolha do tráfico humano como tema da Campanha da Fraternidade

Ana Rita elogia CNBB por escolher tráfico de pessoas como tema da Campanha da Fraternidade

Arthur Virgílio elogia Campanha da Fraternidade de 2007, que terá Amazônia como tema