Valadares apresenta requerimento de louvor pela reaproximação das duas Coréias



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou requerimento de manifestação de louvor pela reconciliação e reaproximação entre a República da Coréia (Coréia do Sul) e a República Popular Democrática da Coréia (Coréia do Norte), na busca da reunificação pacífica da nação coreana. A matéria foi encaminhada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para apreciação.

Ao pedir a aprovação da sua proposta, Valadares justificou que considera dever do Senado louvar a iniciativa de reunificação das duas Coréias e apoiar a população dos dois países para que possam reencontrar a normalidade histórica e retomar seu destino. Ele lembrou que a reunião de cúpula realizada entre os líderes dos dois países no ano passado foi uma iniciativa decisiva para o atual processo de reaproximação e reconciliação.

- Os coreanos formam um grupo étnico, falam e escrevem a mesma língua e possuem características físicas distintas, o que tem sido um fator fundamental para sua profunda identidade nacional. Por milênios, o povo coreano lutou, com sucesso, para preservar sua identidade cultural e política, apesar da influência da China, sua vizinha, e das tendências agressivas dos japoneses - comentou Valadares.

O senador por Sergipe opinou que os dois países devem aproveitar a abertura da cena internacional proporcionada pelas mudanças ocorridas após o final da Guerra Fria e a fragmentação da União Soviética para deixar de lado a lógica da discórdia e da violência. "Os obstáculos são grandes, mas os ventos são favoráveis: o cenário asiático é de superação da crise econômico-financeira e da retomada do desenvolvimento em novas bases", analisou.

29/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE APROVA VOTO DE LOUVOR AOS PRESIDENTES DAS CORÉIAS

Aprovado requerimento de louvor à Universidade de Sergipe pela realização de fórum

Efraim apresenta requerimento pela prorrogação da CPI

Suplicy endossa requerimento de voto de louvor ao Nobel da Paz

Seleção brasileira de futebol poderá atuar pela paz nas Coreias

Suplicy apresenta requerimento de pesar pela morte de Prêmio Nobel