Valadares: Brasil precisa debater segurança das usinas nucleares




O Brasil não pode ficar alheio ao debate sobre a segurança das usinas nucleares e o Senado pode e deve liderá-lo, não permitindo que a discussão fique restrita aos especialistas. Foi o que afirmou o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), em discurso nesta quarta-feira (16)

O parlamentar comunicou a aprovação de requerimento de sua autoria e do senador Jorge Viana (PT-AC), na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para realização de audiência pública com o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, com o objetivo de discutir os projetos de construção das usinas nucleares no Brasil e a segurança na utilização dessa fonte energética

- Nosso objetivo é que o presidente da Eletronuclear esclareça ao Senado e à sociedade brasileira acerca dos sistemas de segurança das usinas nucleares já instaladas; dos planos de emergência em caso de acidentes; e do plano de expansão do programa nuclear brasileiro, com foco nos sistemas de segurança, prevenção de acidentes e armazenamento dos resíduos radioativos - explicou.

Valadares disse que hoje se vive um dilema: embora a energia atômica para fins pacíficos seja de grande utilidade e, até certo ponto, compatível com o zelo ambiental, encerra indagações que ainda não foram respondidas de forma satisfatória. Há uma grande dúvida se o homem pode se servir de uma tecnologia sobre a qual não tem domínio absoluto, e que, exposta a intempéries naturais, pode ameaçar sua permanência no planeta.

O parlamentar assinalou que os países da União Européia que utilizam tal fonte de energia estão fazendo avaliações em seus reatores para até mesmo rever os planos de instalação de usinas e as medidas de segurança das centrais nucleares.

Valadares também se solidarizou, em nome de seu partido, com o povo do Japão, país que tem fortes vínculos com o Brasil, onde está a maior colônia mundial de imigrantes, notadamente em São Paulo, e que muito contribui para o desenvolvimento nacional.



16/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Segurança de usinas nucleares no Brasil será discutida em audiência pública na CMA

Jorge Viana pede revisão de procedimentos de segurança de usinas nucleares do Brasil

Governo garante segurança das usinas nucleares brasileiras

Usinas nucleares de Angra terão R$ 300 mi para prevenção e segurança

Brasil tem usinas nucleares e reservas de matéria-prima

Empresa de Pesquisa Energética diz que Brasil deverá ter novas usinas nucleares