Valadares cobra da Câmara regulamentação da Emenda 29



"Pagar almoço de preso e fazer farda e colocar essas despesas como sendo da saúde é um absurdo: só no Brasil". O desabafo foi feito pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) ao registrar denúncia feita pela Folha de S. Paulo de que R$ 3,6 bilhões de verbas destinadas à saúde em 2007 foram desviados para outras áreas. Para impedir que o problema se repita, o senador defendeu a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto do senador Tião Viana (PT-AC) que regulamenta a Emenda Constitucional nº 29 .

A matéria da Folha, capa do caderno Cotidiano desta segunda-feira (14), intitulada "Verba da saúde paga almoço de preso e farda", enumera os 16 estados brasileiros que utilizaram recursos destinados à saúde em outras finalidades: Rondônia, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Goiás, Ceará, Piauí, Paraíba, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Na avaliação do senador, a aprovação da Emenda 29 pelo Congresso representou uma importante conquista para a sociedade brasileira. Valadares, que foi relator da matéria, lembrou que essa alteração promovida na Constituição destinou ao Fundo Nacional de Saúde recursos oriundos da União, estados, municípios e do Distrito Federal em percentuais definidos. Porém, a falta de regulamentação está permitindo que alguns governadores não a cumpram.

- Infelizmente, no Brasil, a lei tem que colocar todos os pontos nos "is", todas as vírgulas, os acentos e os pontos finais. Do contrário, determinados gestores públicos que não têm compromisso com a população desviam recursos, argumentando que a legislação não foi clara - afirmou Antonio Carlos Valadares.



14/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedindo mais verba para a saúde, Valadares cobra regulamentação da Emenda 29

Valadares defende a aprovação da regulamentação da Emenda 29

Osmar Dias cobra votação imediata de regulamentação da Emenda 29

Recursos para saúde: Ana Rita cobra regulamentação da Emenda 29

Câmara aprova regulamentação da Emenda 29 sem novo imposto

Relator da regulamentação da Emenda 29, Humberto Costa diz que vai modificar texto da Câmara