Valadares cobra medidas urgentes para conter retorno da inflação



Ao abrir a sessão deliberativa desta terça-feira (27), o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) disse que o retorno da inflação requer da equipe econômica a adoção de medidas urgentes, "antes que o dragão comece a andar pelas ruas, como ocorria no país". O senador condenou o aumento da taxa de juros como forma de conter o processo inflacionário e avaliou que essa medida penaliza a classe média e a população mais pobre.

- Juros altos significam mercadorias mais caras, empréstimos mais caros, vida social mais cara. É preciso pensar em outras soluções, com mais criatividade e preocupação com o povo que sofre de forma mais direta e cruel o impacto do aumento do preço dos alimentos e dos empréstimos - afirmou.

Valadares disse ainda que é preciso intensificar a produção interna de alimentos para que o país não fique na dependência de importação de arroz e feijão. Afirmou que o governo precisa oferecer crédito específico, com boa taxa de juros, à produção de alimentos por pequenos agricultores, e voltou a defender a urgência na implementação de uma reforma tributária.

- Os impostos recaem sobre produtos de consumo popular e obrigatório. É preciso que se desonere a cesta básica e se promova a redução de preços dos produtos de primeira necessidade. É preciso apoio a quem produz - argumentou.

Jefferson Péres

Antes de concluir seu discurso, Valadares expressou solidariedade à família do senador Jefferson Péres, morto na última sexta-feira (23), e disse que a ausência de Péres em Plenário será sentida.

- Vejo ali sua cadeira vazia e esta Casa sentindo uma falta enorme da sua experiência, sabedoria, conhecimento e identificação com as causas mais justas do povo brasileiro, como a ética e a aplicação correta dos recursos advindos da sociedade em beneficio do povo mais pobre. Esta Casa sente o vazio e a falta do senador Jefferson Péres, que atuava não apenas aqui no Plenário, com discursos que interpretavam o sentimento mais vivo do povo, como nas comissões, em especial, na CCJ [Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania], onde foi relator de várias matérias - lamentou.



27/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Goellner cobra medidas urgentes para setor agrícola

Marisa Serrano cobra medidas urgentes para combater crise financeira

Ataídes Oliveira cobra medidas urgentes em resposta às manifestações

Lindbergh Farias comemora medidas adotadas pelo governo para conter inflação

Casildo Maldaner: governo deve evitar medidas ortodoxas para conter inflação

Vital do Rêgo cobra medidas urgentes contra seca no Nordeste