Lindbergh Farias comemora medidas adotadas pelo governo para conter inflação
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) elogiou, em discurso nesta quarta-feira (15), a presidente Dilma Rousseff e a equipe econômica do governo por adotar as medidas para conter a inflação. Para ele, houve acerto nas medidas, e o maior desafio do atual governo nos primeiros meses de gestão foi enfrentado com cautela, sem derrubar a produção econômica do país.
- Estou convencido que, se tivéssemos cedido ao apelo de alguns, de aumentar a taxa Selic, estaríamos agora discutindo uma situação difícil para nossa economia - afirmou.
Segundo Lindbergh, houve alertas de que o governo brasileiro deveria tomar medidas severas para conter o crescimento inflacionário, mas a prudência e o gradualismo nas medidas adotadas pela equipe econômica permitiram que a inflação, em abril e maio, entrasse em trajetória de queda, segundo os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A inflação caiu e mesmo assim houve crescimento de 1,3% da economia, salientou.
O parlamentar também mencionou a diminuição dos preços de combustíveis e de alimentos. Ele elogiou o crescimento da economia, e citou a inclusão das famílias no mercado consumidor, mesmo que isso colabore para a pressão inflacionária de demanda, conforme reconheceu.
Lindbergh Farias registrou ainda que a economia brasileira experimentou nos últimos anos um tipo especial de crescimento, com desenvolvimento, pois foi acompanhado de redução de taxa de desemprego, aumento de investimento, elevação das vendas do comércio varejista e distribuição de renda. Em 2003, observou, o índice de desemprego chegava a 12,4% no país, e, em 2010, os índices chegaram para 6,7%, "quase pleno emprego".
15/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner: governo deve evitar medidas ortodoxas para conter inflação
Lindbergh Farias pede acordo para votação de PEC das medidas provisórias
Lindbergh Farias diz que alta da inflação não é problema só do Brasil
Aftosa: Marcon diz que medidas propostas pelo governo federal já são adotadas no RS
Ideli atribui crescimento da construção civil a medidas adotadas pelo governo
Lindbergh Farias comemora redução da taxa de juros