Casildo Maldaner: governo deve evitar medidas ortodoxas para conter inflação
Para o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), apesar de o fantasma da inflação estar rondando a economia brasileira após tanto tempo de estabilidade, as necessárias medidas para combater a elevação inflacionária não podem conter a escalada de crescimento. Segundo disse, em discurso nesta quinta-feira (19), inúmeros economistas apontam que medidas rígidas e amargas, como a elevação da taxa de juros, ocasionam efeitos colaterais danosos ao dinamismo da atividade econômica.
- A perspectiva de elevação de inflação deve merecer nossa atenção e cuidado, mas não podemos receitar pesticidas mortais que comprometam a vitalidade de nossa economia - disse.
O senador sugeriu a adoção de outras providências que também têm efeitos positivos no controle da inflação e não são tão letais quanto a ortodoxa elevação de juros, como o controle e a melhoria dos gastos públicos. Ele também sugeriu que o governo intervenha de forma mais objetiva no controle de preços administrados, como as tarifas de serviços de utilidade pública, entre as quais a de água, luz e combustíveis, que colaboram para a elevação generalizada de preços.
- A boa ciência econômica ensina que há formas mais seguras e interessantes de fazê-lo, sem comprometer o bem estar da população e o progresso do nosso país - afirmou.
19/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner aponta medidas para conter déficit da balança comercial
Casildo Maldaner quer medidas para evitar desindustrialização
Lindbergh Farias comemora medidas adotadas pelo governo para conter inflação
Para Casildo Maldaner, governo catarinense deve arcar com a dívida dos agricultores
Valadares cobra medidas urgentes para conter retorno da inflação
Casildo Maldaner apresenta projeto para evitar bitributação na venda de animais vivos e de material genético