Valadares comemora elevação do IDH e se diz preocupado com fim da CPMF



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) discursou nesta quinta-feira (13) comemorando a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil para 0,8, o que colocou pela primeira vez entre os países desenvolvidos. Esse índice, calculado pela Organização das Nações Unidas (ONU), é usado para auferir o grau de desenvolvimento dos países, sendo que quanto mais próximo de "1,0" chegar o país, mais desenvolvido será considerado. O índice atingido pelo Brasil é o menor necessário para que se considere o país desenvolvido.

Valadares disse, no entanto, temer que o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), com a rejeição de sua prorrogação pelo Senado na madrugada desta quinta, faça o Brasil retroceder novamente ao posto de "nação subdesenvolvida". Para ele, o fim da contribuição vai prejudicar milhões de pessoas.

- O remédio pode faltar no hospital; a ambulância pode não ir à estrada por falta de combustível; os atendimentos de hemodiálise podem sofrer um grande impacto; os exames de laboratório podem sofrer impactos - disse.

O senador observou que ainda há estados brasileiros onde o padrão de vida é muito baixo e, por isso, pediu mais investimentos sociais e mais políticas de distribuição de renda.

- É com cautela e preocupação que precisamos receber avanços como o do IDH, de tal forma que possamos reunir a força para lutar para melhorar o que tem que melhorar - afirmou.



13/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


ARLINDO PORTO COMENTA ELEVAÇÃO DA CPMF

Ideli comemora elevação do índice de aprovação do presidente Lula

Marta Suplicy comemora elevação da nota de crédito do Brasil

Aníbal Diniz comemora os 50 anos de elevação do Acre à condição de estado

VALADARES RECLAMA DA PRORROGAÇÃO DA CPMF

Valadares diz que fim da CPMF vai prejudicar milhões de pessoas