Valadares defende posse de João e Janete Capiberibe




O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse nesta terça-feira (23) que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem agora em mãos "a chance de reparar uma injustiça" que, em sua avaliação, teria sido infligida ao ex-senador João Capiberibe (PSB-AP) e a sua mulher, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP), reconhecendo o direito de ambos de assumir os mandatos, conquistados na última eleição, para os mesmos cargos.

O casal, por ter sido cassado por compra de votos e afastado do Congresso em 2005, foi enquadrado pelo Tribunal Superior Eleitoral na Lei da Ficha Limpa e corre risco de não tomar posse em 2011. O senador e a deputada foram acusados de comprar votos por R$ 56 nas eleições de 2002.

Valadares mencionou reportagens segundo as quais as principais testemunhas que prestaram depoimento contra o casal no processo por compra de votos foram compradas, o que, assinalou, torna evidente que a decisão da Justiça de punir os Capiberibe foi equivocada.

Valadares disse que o processo foi "manipulado por um grupo com predomínio no estado do Amapá" e lembrou que tanto ele quanto outros senadores argumentaram à época que aquela decisão da Justiça "não tinha fundamentos fáticos e jurídicos que pudessem ocasionar a perda de mandatos eletivos conquistados com lisura, decência e ética".

O parlamentar pediu que o Judiciário reflita sobre "tal realidade do Amapá", pois, em sua opinião, os mandatos de João e Janete Capiberibe foram cassados "devido a uma trama, perdidos de forma falsificada, fraudulenta e criminosa".

Em aparte, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Cristovam Buarque (PDT-DF) se solidarizaram com o senador e defenderam o casal Capiberibe. Valadares aproveitou para pedir à presidente eleita Dilma Rousseff que se esforce para aprovar as reformas tributária e política, com o financiamento público de campanha, para acabar com o financiamento irregular e oculto.



23/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valadares lamenta cassações de João e Janete Capiberibe

Geovani Borges diz que Janete Capiberibe agrediu o Congresso Nacional

João Capiberibe toma posse como senador pelo Amapá

João Capiberibe toma posse como senador pelo Amapá

João Capiberibe entrega diploma e aguarda data da posse no Senado

Valadares defende anistia contra a cassação do mandato do casal Capiberibe