Valadares defende anistia contra a cassação do mandato do casal Capiberibe



O líder do PSB no Senado, Antônio Carlos Valadares (SE), protestou contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar os mandatos do senador João Capiberibe (PSB-AP) e da deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP) por suposta compra de votos na eleição de 2002.

- É preciso corrigir essa injustiça com a concessão de anistia - declarou, afirmando confiar no empenho do Senado para restabelecer o mandato de Capiberibe.

Para Valadares, a punição imposta pelo TSE foi "injusta e imprevista", pois teria sido baseada em "provas inconsistentes". A denúncia contra Capiberibe e sua esposa foi encaminhada originalmente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá pelo diretório local do PMDB, que acusou os candidatos de comprarem os votos de duas eleitoras por R$ 26 cada. No desenrolar do caso, o TRE do Amapá inocentou o casal e as vítimas do suposto suborno negaram posteriormente a acusação, mas o TSE manteve o voto pela cassação dado pelo relator do processo, ministro Carlos Veloso.

- Os adversários políticos derrotados nas urnas querem ganhar no tapetão e, para isso, acabam arranjando testemunhas e forjando provas - afirmou Valadares.

Além dele, prestaram solidariedade ao casal Capiberibe, por meio de nota, os senadores petistas Cristovam Buarque (DF) e Roberto Saturnino (RJ) e o Sindicato dos Servidores dos Poderes Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis). A tônica dos textos é o temor de que se cometa uma "grave injustiça" contra os parlamentares punidos pelo TSE.

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), também afirmou sua expectativa de que "seja corrigida uma injustiça contra duas figuras públicas que têm compromisso com a seriedade na coisa pública". Caso seja confirmada a cassação do mandato do senador Capiberibe, deve ser empossado em seu lugar o ex-senador Gilvam Borges.



10/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Capiberibe anuncia que vai recorrer ao STF contra cassação de mandato

Capiberibe defende fim de voto secreto e cassação automática de mandato

Para Mercadante, cassação dos mandatos do casal Capiberibe é uma injustiça

STF garante, temporariamente, mandato do casal Capiberibe

Valadares diz que estão querendo tirar mandato de Capiberibe e não aceita liderança de Suassuna

Maldaner se diz contra recomendação de cassação de mandato dos senadores